Possibilidades de compreensão do futsal para além da perspectiva técnica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMarques, Rodrigo Gonçalves Vieira-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Lilian Aparecida-
Autor(es): dc.creatorSimonetti, André Luiz Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:36:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:36:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-15-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/259723-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259723-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho propõe analisar o ensino do futsal na Educação Física escolar sob diferentes perspectivas pedagógicas que ultrapassam a visão técnica tradicional. A investigação aborda elementos do Teaching Games for Understanding, da Praxiologia Motriz e da abordagem tática, explorando como essas concepções podem ampliar a compreensão das práticas motrizes no ambiente escolar. Defende-se que o futsal, quando ensinado de maneira crítica e reflexiva, pode atuar como uma ferramenta pedagógica potente para promover a inclusão, desenvolver habilidades socioemocionais e fomentar a transformação social. O estudo aponta para a necessidade de compensar o ensino do futsal, destacando possibilidades pedagógicas que valorizem o desenvolvimento integral dos estudantes e contribuam para a construção de uma Educação Física alinhada aos princípios de cidadania e respeito à diversidade.-
Descrição: dc.descriptionThis study aims to analyze futsal teaching in school Physical Education from different pedagogical perspectives that go beyond the traditional technical view. The investigation addresses elements of Teaching Games for Understanding (TGfU), Motor Praxeology, and the tactical approach, exploring how these concepts can enhance the understanding of motor practices in the school environment. It argues that futsal, when taught critically and reflectively, can serve as a powerful pedagogical tool to promote inclusion, develop socio-emotional skills, and foster social transformation. The study highlights the need to rethink futsal teaching, emphasizing pedagogical possibilities that value the students' holistic development and contribute to building a Physical Education aligned with citizenship and diversity principles.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEsportes-
Palavras-chave: dc.subjectFutsal-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagens táticas-
Palavras-chave: dc.subjectSchool physical education-
Palavras-chave: dc.subjectSports-
Palavras-chave: dc.subjectFutsal-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-
Palavras-chave: dc.subjectTactical approaches-
Título: dc.titlePossibilidades de compreensão do futsal para além da perspectiva técnica-
Título: dc.titlePossibilities of understanding futsal beyond the technical perspective-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.