Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Marques, Rodrigo Gonçalves Vieira | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Lilian Aparecida | - |
Autor(es): dc.creator | Simonetti, André Luiz Ferreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:36:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:36:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/259723 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259723 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho propõe analisar o ensino do futsal na Educação Física escolar sob diferentes perspectivas pedagógicas que ultrapassam a visão técnica tradicional. A investigação aborda elementos do Teaching Games for Understanding, da Praxiologia Motriz e da abordagem tática, explorando como essas concepções podem ampliar a compreensão das práticas motrizes no ambiente escolar. Defende-se que o futsal, quando ensinado de maneira crítica e reflexiva, pode atuar como uma ferramenta pedagógica potente para promover a inclusão, desenvolver habilidades socioemocionais e fomentar a transformação social. O estudo aponta para a necessidade de compensar o ensino do futsal, destacando possibilidades pedagógicas que valorizem o desenvolvimento integral dos estudantes e contribuam para a construção de uma Educação Física alinhada aos princípios de cidadania e respeito à diversidade. | - |
Descrição: dc.description | This study aims to analyze futsal teaching in school Physical Education from different pedagogical perspectives that go beyond the traditional technical view. The investigation addresses elements of Teaching Games for Understanding (TGfU), Motor Praxeology, and the tactical approach, exploring how these concepts can enhance the understanding of motor practices in the school environment. It argues that futsal, when taught critically and reflectively, can serve as a powerful pedagogical tool to promote inclusion, develop socio-emotional skills, and foster social transformation. The study highlights the need to rethink futsal teaching, emphasizing pedagogical possibilities that value the students' holistic development and contribute to building a Physical Education aligned with citizenship and diversity principles. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação física escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Esportes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Futsal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Abordagens táticas | - |
Palavras-chave: dc.subject | School physical education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sports | - |
Palavras-chave: dc.subject | Futsal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tactical approaches | - |
Título: dc.title | Possibilidades de compreensão do futsal para além da perspectiva técnica | - |
Título: dc.title | Possibilities of understanding futsal beyond the technical perspective | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: