Conexão algébrica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDias, Marisa da Silva-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorBarros, Mônica Bevilaqua-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T19:26:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T19:26:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-15-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/259716-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259716-
Descrição: dc.descriptionO jogo é uma ferramenta para trabalhar conceitos em sala de aula, que estimula o desenvolvimento intelectual, a imaginação e novas habilidades. A Matemática exige a apropriação de conceitos, muitas vezes abstratos, e então o jogo mostra-se um aliado. O pensamento algébrico é solicitado a partir do 7o ano do Ensino Fundamental. Desse modo, buscamos explorar as relações entre os signos produzidas pelos estudantes em situações que envolvem as linguagens retórica, sincopada e simbólica da álgebra. O jogo foi elaborado com a criação de 5 conjuntos de 5 cartas de baralho cada um, 3 delas possuem uma relação algébrica entre as escritas retórica, sincopada, simbólica e uma é um problema, que pode ser generalizado por meio dessas escritas. A última carta elaborada foi a “carta da mestra”, que tem como objetivo colaborar na compreensão das outras cartas, como um professor. O objetivo do jogo é que o estudante forme, ao menos, um quinteto.-
Descrição: dc.descriptionThe game is a tool for working on concepts in the classroom, which stimulates intellectual development, imagination and new skills. Mathematics requires the appropriation of concepts, often abstract, and then the game proves to be an ally. The algebraic thinking is requested from the 7th year of Elementary School. In this way, we seek to explore the relationships between signs produced by students in situations thatinvolve the rhetorical, syncopated and symbolic languages ​​of algebra. The game was created by creating 5 sets of 5 playing cards each, 3 of which have an algebraic relationship between rhetorical, syncopated, symbolic writing and one is a problem, which can be generalized through these writings. The last letter drawn up was the “master’s letter”, which aims to help understand other letters, such as a teacher. The objective of the game is for the student to form at least a quintet.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Relação: dc.relationhttps://hdl.handle.net/11449/259444-
Relação: dc.relationO papel da palavra, da sincopação e da letra na linguagem algébrica: um estudo no Ensino Fundamental-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem-
Palavras-chave: dc.subjectJogos em educação matemática-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educação-
Título: dc.titleConexão algébrica-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.