
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Dias, Marisa da Silva | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Barros, Mônica Bevilaqua | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:26:39Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:26:39Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-02 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/259716 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259716 | - |
| Descrição: dc.description | O jogo é uma ferramenta para trabalhar conceitos em sala de aula, que estimula o desenvolvimento intelectual, a imaginação e novas habilidades. A Matemática exige a apropriação de conceitos, muitas vezes abstratos, e então o jogo mostra-se um aliado. O pensamento algébrico é solicitado a partir do 7o ano do Ensino Fundamental. Desse modo, buscamos explorar as relações entre os signos produzidas pelos estudantes em situações que envolvem as linguagens retórica, sincopada e simbólica da álgebra. O jogo foi elaborado com a criação de 5 conjuntos de 5 cartas de baralho cada um, 3 delas possuem uma relação algébrica entre as escritas retórica, sincopada, simbólica e uma é um problema, que pode ser generalizado por meio dessas escritas. A última carta elaborada foi a “carta da mestra”, que tem como objetivo colaborar na compreensão das outras cartas, como um professor. O objetivo do jogo é que o estudante forme, ao menos, um quinteto. | - |
| Descrição: dc.description | The game is a tool for working on concepts in the classroom, which stimulates intellectual development, imagination and new skills. Mathematics requires the appropriation of concepts, often abstract, and then the game proves to be an ally. The algebraic thinking is requested from the 7th year of Elementary School. In this way, we seek to explore the relationships between signs produced by students in situations thatinvolve the rhetorical, syncopated and symbolic languages of algebra. The game was created by creating 5 sets of 5 playing cards each, 3 of which have an algebraic relationship between rhetorical, syncopated, symbolic writing and one is a problem, which can be generalized through these writings. The last letter drawn up was the “master’s letter”, which aims to help understand other letters, such as a teacher. The objective of the game is for the student to form at least a quintet. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Relação: dc.relation | https://hdl.handle.net/11449/259444 | - |
| Relação: dc.relation | O papel da palavra, da sincopação e da letra na linguagem algébrica: um estudo no Ensino Fundamental | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Linguagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos em educação matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação | - |
| Título: dc.title | Conexão algébrica | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: