Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Paula, Ricardo Pires de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Isabella Bocchi | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:49:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:49:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/259704 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259704 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem como objetivo produzir um panorama sobre a feminização do magistério, bem como a neoliberalização da educação e seus impactos no sindicalismo docente a partir da trajetória do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Presidente Prudente e Região (SINTRAPP). Os procedimentos de coleta de dados ocorreram por meio de pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem quantitativa e qualitativa. Iniciamos com exploração bibliográfica acerca dos temas gênero, trabalho docente, neoliberalismo e sindicalismo docente. Levantamos dados e informações acerca das mobilizações dos sindicatos municipais no Estado de São Paulo junto ao Sistema de Acompanhamento de Greves do DIEESE (SAG-DIEESE). Por fim, utilizamos a pesquisa descritiva com base em entrevista realizada com a dirigente sindical para descrever a organização do professorado, sobretudo das mulheres professoras, em sindicatos de base municipal após a municipalização e a questão de gênero na atuação docente e sindical. Reconhecemos que as educadoras do ensino infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, sob responsabilidade dos municípios, são majoritariamente representadas pelo sindicalismo docente municipal. Consequentemente, o SINTRAPP demonstra uma capacidade significativa na representação e atuação da categoria desde sua criação. Além disso, as políticas neoliberais, juntamente com a Lei do Piso, promoveram um ascenso nas greves municipais. | - |
Descrição: dc.description | This work aims to produce an overview of the feminization of teaching, as well as the neoliberalization of education and its impacts on teacher unionism, based on the trajectory of the Union of Workers in the Municipal Public Service of Presidente Prudente and Region (SINTRAPP). The data collection procedures occurred through bibliographic and documentary research, with a quantitative and qualitative approach. We began with a bibliographic exploration of the topics of gender, teaching work, neoliberalism, and teacher unionism. We collected data and information about the mobilizations of municipal unions in the State of São Paulo through the Strike Monitoring System of DIEESE (SAG-DIEESE). Finally, we employed descriptive research based on an interview with the union leader to describe the organization of the teachers, especially women teachers, in municipal unions after municipalization, as well as the gender issue in teaching and union activities. We recognize that early childhood education teachers and teachers of the initial years of elementary school, under the responsibility of municipalities, are predominantly represented by municipal teachers' unions. Consequently, SINTRAPP demonstrates significant capacity in representing and acting on behalf of this category since its creation. Furthermore, neoliberal policies, along with the Salary Floor Law, promoted an increase in municipal strikes. | - |
Descrição: dc.description | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
Descrição: dc.description | FAPESP: 2021/10708-7 | - |
Descrição: dc.description | CNPq 9/2023: 8790 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Neoliberalismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sindicalismo docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | SINTRAPP | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gender | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher work | - |
Palavras-chave: dc.subject | Neoliberalism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher unionism | - |
Título: dc.title | A dinâmica sindical no contexto neoliberal do trabalho docente em Presidente Prudente/SP: a trajetória do SINTRAPP | - |
Título: dc.title | Trade union dynamics in the neoliberal context of teaching work in Presidente Prudente/SP: the trajectory of SINTRAPP | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: