Hábitos de consumo e acesso à conteúdos visuais nas mídias sociais: apontamentos de um grupo focal com públicos com deficiência

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMaciel, Suely-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorSouza, Amanda Menezes Farias de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T16:18:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T16:18:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-14-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-14-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/259697-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259697-
Descrição: dc.descriptionAs mídias sociais digitais são consideradas um importante espaço de participação pública e de acesso à informação. Esse espaço tem como principal formato de conteúdo o audiovisual, o que pode constituir barreiras para o acesso daqueles com deficiência visual. Este trabalho tem como objetivo compreender os hábitos de consumo nas mídias sociais digitais por parte de públicos com deficiência e refletir sobre a relevância da acessibilidade para a formação de públicos como parte do papel social das Relações Públicas. Por meio da realização de grupos focais e entrevista, discute-se a experiência desses públicos no processo de acesso, interação e engajamento nas mídias sociais. Também toma-se como fundamental a participação da pessoa com deficiência é tomada como fundamental. Os resultados apontam para uma área ainda a se desenvolver, principalmente em políticas internas das organizações para com seus públicos.-
Descrição: dc.descriptionDigital social media is considered an important space for public participation and access to information. The main content format in this space is audiovisual, which can be a barrier to access for those with visual disabilities. The aim of this study is to understand the consumption habits of people with disabilities on digital social media and to reflect on the relevance of accessibility for public education as part of the social role of Public Relations. Through focus groups and interviews, the experience of these audiences in the process of access, interaction and engagement in social media is discussed. The participation of people with disabilities is also seen as fundamental. The results point to an area that has yet to be developed, especially in terms of organizations' internal policies towards their audiences.-
Descrição: dc.descriptionConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)-
Descrição: dc.description4/2022 - PIBIC-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/restrictedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAcessibilidade-
Palavras-chave: dc.subjectMídias sociais digitais-
Palavras-chave: dc.subjectDeficiência Visual-
Palavras-chave: dc.subjectParticipação digital-
Palavras-chave: dc.subjectRelações Públicas-
Palavras-chave: dc.subjectAccessibility-
Palavras-chave: dc.subjectDigital social media-
Palavras-chave: dc.subjectVisual disability-
Palavras-chave: dc.subjectDigital participation-
Palavras-chave: dc.subjectPublic Relations-
Título: dc.titleHábitos de consumo e acesso à conteúdos visuais nas mídias sociais: apontamentos de um grupo focal com públicos com deficiência-
Título: dc.titleConsumption habits and access to visual content on social media: observations from a focus group with people with disabilities-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.