Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Maciel, Suely | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Amanda Menezes Farias de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:18:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:18:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/259697 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259697 | - |
Descrição: dc.description | As mídias sociais digitais são consideradas um importante espaço de participação pública e de acesso à informação. Esse espaço tem como principal formato de conteúdo o audiovisual, o que pode constituir barreiras para o acesso daqueles com deficiência visual. Este trabalho tem como objetivo compreender os hábitos de consumo nas mídias sociais digitais por parte de públicos com deficiência e refletir sobre a relevância da acessibilidade para a formação de públicos como parte do papel social das Relações Públicas. Por meio da realização de grupos focais e entrevista, discute-se a experiência desses públicos no processo de acesso, interação e engajamento nas mídias sociais. Também toma-se como fundamental a participação da pessoa com deficiência é tomada como fundamental. Os resultados apontam para uma área ainda a se desenvolver, principalmente em políticas internas das organizações para com seus públicos. | - |
Descrição: dc.description | Digital social media is considered an important space for public participation and access to information. The main content format in this space is audiovisual, which can be a barrier to access for those with visual disabilities. The aim of this study is to understand the consumption habits of people with disabilities on digital social media and to reflect on the relevance of accessibility for public education as part of the social role of Public Relations. Through focus groups and interviews, the experience of these audiences in the process of access, interaction and engagement in social media is discussed. The participation of people with disabilities is also seen as fundamental. The results point to an area that has yet to be developed, especially in terms of organizations' internal policies towards their audiences. | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
Descrição: dc.description | 4/2022 - PIBIC | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/restrictedAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acessibilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mídias sociais digitais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Deficiência Visual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Participação digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações Públicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Accessibility | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital social media | - |
Palavras-chave: dc.subject | Visual disability | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital participation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public Relations | - |
Título: dc.title | Hábitos de consumo e acesso à conteúdos visuais nas mídias sociais: apontamentos de um grupo focal com públicos com deficiência | - |
Título: dc.title | Consumption habits and access to visual content on social media: observations from a focus group with people with disabilities | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: