
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Sansolo, Davis Gruber | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Nascimento, Ana Beatriz Costa | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:22:47Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:22:47Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-05 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/259693 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://lattes.cnpq.br/4266110955250237 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259693 | - |
| Descrição: dc.description | A etnobiologia é um campo do conhecimento que busca estudar os saberes de comunidades tradicionais sobre a biologia e as relações ecológicas, podendo ser de grande ajuda para preencher certas lacunas encontradas em algumas partes do conhecimento científico e ainda serve como ferramenta para a valorização de toda uma comunidade. Uma Reserva de Desenvolvimento Sustentável passa a ser então um espaço privilegiado para estudos voltado às etnociências já que admite que comunidades tradicionais morem dentro de seus limites e façam uso de seus recursos naturais. Uma população tradicional acumula ao longo de gerações sistemas de organização, crença e conhecimento sobre seu modo de vida. O objetivo então foi entender como é os saberes tradicionais da comunidade da Barra do Una, SP, como ele se construiu, como é a relação com o meio e também como esse conhecimento pode ser aliado na conservação da região e na construção de um Plano de Manejo para a Unidade. Foi então realizada uma entrevista semi-estruturada com os moradores para elucidar seu conhecimento e suas perspectivas sobre o espaço e a biodiversidade. Foi perguntado quais atividades exercidas pelos moradores, quais organismos se tem contato e como é realizado o manejo e a interação com os seres vivos e ainda como se sentem em relação ao território. É necessário que tenha a valorização dos saberes das populações tradicionais, que as coloquem como pertencentes e autônomas sob o território que ocupam, que tenham seu modo de vida e a perpetuação de sua cultura assegurada para que assim possam manter a conservação do local e produzindo conhecimento sobre melhores formas de manejar a biodiversidade. | - |
| Descrição: dc.description | Ethnobiology is a field of knowledge that explores the traditional understanding of biology and ecological relationships within local communities. This knowledge can help fill gaps in scientific understanding and serves as a tool for recognizing and valuing entire communities. A Sustainable Development Reserve becomes an ideal setting for ethnoscience studies, as it allows traditional populations to reside within its boundaries and use its natural resources. Over generations, these communities develop intricate systems of organization, beliefs, and knowledge that shape their way of life. This study aimed to understand the traditional knowledge of the Barra do Una community in São Paulo: how it has evolved, their relationship with the environment, and how this knowledge can contribute to regional conservation efforts and the development of a Management Plan for the reserve. Semi-structured interviews were conducted with local residents to uncover their insights and perspectives regarding the area and its biodiversity. The questions explored daily activities, interactions with local organisms, methods of resource management, and residents' feelings about their territory. It is essential to recognize and value the knowledge of traditional communities, ensuring they have autonomy and a sense of belonging in the territories they occupy. Safeguarding their way of life and cultural continuity not only supports the conservation of these areas but also fosters the generation of knowledge for more effective biodiversity management practices. | - |
| Descrição: dc.description | Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) | - |
| Descrição: dc.description | 120377/2023-3 | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | População Tradicional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Etnobiologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Conservação da natureza | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ecossistemas Manejo | - |
| Título: dc.title | Etnobiologia para a conservação e plano de manejo da Reserva de Desenvolvimento Sustentável da Barra do Una, SP | - |
| Título: dc.title | Ethnobiology for conservation and management plan of the Barra do Una Sustainable Development Reserve, SP | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: