Contribuições de um curso de extensão sobre Educação Estatística, na formação inicial de professoras da Educação Infantil e dos anos iniciais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Antônio Carlos de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorTavares, André Gonçalves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T17:59:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T17:59:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-13-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-13-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/259690-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259690-
Descrição: dc.descriptionO presente texto apresenta uma pesquisa de cunho qualitativo, que recorreu à Análise Textual Discursiva como metodologia de análise e seu objetivo é revelar algumas contribuições de um curso de extensão, em Educação Estatística, para a formação inicial de professoras que atuarão na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O curso em questão foi oferecido para os alunos e alunas do curso de Pedagogia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Campus de Rio Claro, e nele foram realizados nove encontros presenciais, assim como foram propostas a realização de atividades remotas. Os dados foram obtidos considerando as falas das (três) participantes e os documentos escritos elaborados por elas no decorrer do curso. Os resultados apontam que, à medida em que o curso era desenvolvido, as participantes se mostraram mais confiantes, com melhor compreensão sobre as ideias estatísticas abordadas, apresentando uma maior facilidade na criação de atividades, assim como em pensar e abordar estatística nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Educação Infantil.-
Descrição: dc.descriptionThe present text presents a qualitative research study that employed Discursive Textual Analysis as its methodology. Its objective is to reveal some contributions of an extension course in Statistical Education to the initial training of teachers who will work in Early Childhood Education and the early years of Elementary Education. The course was offered to students of the Pedagogy program at São Paulo State University “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Rio Claro Campus, and included nine in-person meetings as well as proposed remote activities. Data were collected based on the statements of the three participants and the written documents they produced throughout the course. The results indicate that as the course progressed, the participants demonstrated increased confidence, a better understanding of the statistical concepts covered, and greater ease in designing activities, as well as in considering and addressing statistics in the early years of Elementary Education and Early Childhood Education.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação estatística-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento estatístico-
Palavras-chave: dc.subjectPensamento estatístico-
Palavras-chave: dc.subjectRaciocínio estatístico-
Palavras-chave: dc.subjectFormação inicial-
Palavras-chave: dc.subjectStatistical literacy-
Palavras-chave: dc.subjectStatistical thinking-
Palavras-chave: dc.subjectStatistical reasoning-
Palavras-chave: dc.subjectStatistical education-
Palavras-chave: dc.subjectInitial training-
Título: dc.titleContribuições de um curso de extensão sobre Educação Estatística, na formação inicial de professoras da Educação Infantil e dos anos iniciais-
Título: dc.titleContributions of an extension course on Statistical Education to the initial training of Early Childhood and elementary school teachers-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.