
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Elaine da | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Gionbelli, Gabriela Folador | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:51:48Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:51:48Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-05 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/259689 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259689 | - |
| Descrição: dc.description | A biblioteca pública é um espaço social, cultural e político que atua como agente transformador da comunidade em que está inserida, principalmente em uma sociedade multicultural como a atual. Nesse contexto, o tema busca analisar as atividades culturais e os serviços oferecidos pelas bibliotecas públicas do interior paulista, tendo em vista o fomento e disseminação das diversas culturas no país. Assim, o objetivo geral é analisar as práticas de disseminação cultural em bibliotecas públicas. Para isso, os objetivos específicos são: a) identificar os serviços e ações ofertados; b) apontar as ações culturais realizadas; e c) verificar como elas incentivam o conhecimento sobre outras culturas. A metodologia baseia-se em pesquisa documental e consiste na análise dos dados dos relatórios das bibliotecas públicas municipais, gerados pela plataforma Bibliotecas Paulistas, da região administrativa de São José de Rio Preto, no Estado de São Paulo. Os dados analisados mostram que muitas bibliotecas carecem de orçamento próprio, profissionais qualificados e planejamento estratégico. Além disso, muitas não realizam ações culturais, evidenciando falhas no cumprimento de seu papel como agentes culturais. Dos resultados obtidos, percebe-se que apesar do esforço de algumas bibliotecas em oferecer serviços culturais e de promoção da diversidade, ainda existem desafios significativos que limitam o cumprimento pleno de suas funções como espaços multiculturais. | - |
| Descrição: dc.description | The public library is a social, cultural and political space that acts as a transforming agent of the community in which it is inserted, especially in a multicultural society such as the current one. In this context, the theme seeks to analyze the cultural activities and services offered by public libraries in the interior of São Paulo, with a view to the promotion and dissemination of diverse cultures in the country. Thus, the general objective is to analyze the practices of cultural dissemination in public libraries. To this end, the specific objectives are: a) to identify the services and actions offered; b) to point out the cultural actions carried out; and c) to verify how they encourage knowledge about other cultures. The methodology is based on documentary research and consists of the analysis of data from the reports of municipal public libraries, generated by the Bibliotecas Paulistas platform, in the administrative region of São José de Rio Preto, at São Paulo State. The data analyzed show that many libraries lack their own budget, qualified professionals and strategic planning. In addition, many do not carry out cultural actions, evidencing failures in fulfilling their role as cultural agents. From the results obtained, it is clear that despite the effort of some libraries to offer cultural services and promote diversity, there are still significant challenges that limit the full fulfillment of their functions as multicultural spaces. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciência da informação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecas públicas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Multiculturalismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ação cultural | - |
| Palavras-chave: dc.subject | SisEB | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Public library | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Multiculturalism | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cultural action | - |
| Título: dc.title | Bibliotecas públicas como centros multiculturais de disseminação: um estudo documental da região administrativa de São José do Rio Preto - SP | - |
| Título: dc.title | Public libraries as multicultural centers of dissemination: a documentary study of the administrative region of São José do Rio Preto - SP | - |
| Título: dc.title | Bibliotecas públicas como centros multiculturales de difusión: un estudio documental de la región administrativa de São José do Rio Preto - SP | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: