
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Souza, Antonio Carlos de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Pereira, Priscila dos Santos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:22:53Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:22:53Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-02 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/259641 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259641 | - |
| Descrição: dc.description | Essa pesquisa tem por objetivo analisar práticas docentes insubordinadas criativamente de professoras que lecionam a disciplina Estatística para os anos finais do ensino fundamental, reveladas em suas narrativas. Para tanto, partimos da interrogação “O que revelam as narrativas de professoras dos anos finais do ensino fundamental sobre suas práticas insubordinadas ao ensinarem estatística?”. A constituição dos dados se deu por meio de entrevistas narrativas. As análises dos registros produzidos foram realizadas segundo os preceitos da pesquisa qualitativa e de acordo os procedimentos de análise de Jovchelovitch e Bauer. Com base nas análises dos dados, foram encontradas as três categorias: dar voz aos estudantes; romper com práticas tradicionais e letrar estatisticamente os estudantes por meio de projetos. Por meio das análises dessas categorias, compreendemos que a prática adotada por essas professoras, que foram insubordinadas criativamente no contexto no qual elas estavam inseridas, trouxe contribuições para o ensino de Estatística de seus alunos, pois proporcionaram momentos para que eles pudessem ter voz, que conseguissem participar de todo o seu processo de aprendizagem e entendessem a Estatística e percebessem a sua importância. | - |
| Descrição: dc.description | This research aims to analyze creatively insubordinate teaching practices of teachers who teach Statistics for the final years of elementary school, revealed in their narratives. To do so, we started with the question “What do the narratives of teachers in the final years of elementary school reveal about their insubordinate practices when teaching statistics?”. The data was created through narrative interviews. The analyzes of the records produced were carried out according to the precepts of qualitative research and in accordance with the analysis procedures of Jovchelovitch and Bauer. Based on data analysis, three categories were found: Giving students a voice; disruption of traditional practices and statistically literate students through projects. Through the analysis of these categories, we understand that the practice adopted by these teachers, who were creatively insubordinate in the context in which they were inserted, brought contributions to the teaching of Statistics for their students, as they provided moments for them to have a voice, to achieve participate in their entire learning process and understand Statistics and realize its importance. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Práticas insubordinadas criativamente | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação estatística | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Entrevista narrativa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Creatively insubordinate practices | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Statistical education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Narrative interview | - |
| Título: dc.title | Práticas insubordinadas de professoras que ensinam estatística nos anos finais do Ensino Fundamental | - |
| Título: dc.title | Insubordinate practices of teachers who teach statistics in the final years of Elementary School | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: