A inserção da pedagogia e da teoria kuir no ensino de artes

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBredariolli, Rita Luciana Berti-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Lucas Silva de-
Autor(es): dc.creatorSilva, Lucas Abrão da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T21:42:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T21:42:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-12-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-12-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/259632-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259632-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem como foco as possíveis abordagens sobre identidade de gênero e sexualidade nas aulas de Artes para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio da Educação Básica. Partindo das minhas experiências de estágio em diferentes escolas na cidade de São Paulo e da minha experiência escolar no interior do Estado de São Paulo, proponho-me a refletir sobre a importância de falar sobre o tema em sala de aula e a desenvolver algumas sequências didáticas em torno de eixos como corpo, identidade e coletividade/cidade, tendo como base a pedagogia kuir, a abordagem triangular, a educação na cultura visual e as obras de artistas LGBTQIAP+.-
Descrição: dc.descriptionThis work focuses on possible approaches to gender identity and sexuality in Arts classes for Elementary School II and High School in Basic Education. Based on my internship experiences in different schools in the city of São Paulo and my school experience in the interior of the State of São Paulo, I propose to reflect on the importance of talking about the topic in the classroom and to develop some didactic sequences around axes such as body, identity and community/city, based on kuir pedagogy, the triangular approach, education in visual culture and the works of LGBTQIAP+ artists.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjectArte na educação-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria queer-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade de gênero na educação-
Palavras-chave: dc.subjectJuventude - Comportamento sexual-
Título: dc.titleA inserção da pedagogia e da teoria kuir no ensino de artes-
Título: dc.titleThe insertion of pedagogy and kuir theory in arts teaching-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.