
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Bredariolli, Rita Luciana Berti | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Lucas Silva de | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Lucas Abrão da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:42:33Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:42:33Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-26 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/259632 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259632 | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho tem como foco as possíveis abordagens sobre identidade de gênero e sexualidade nas aulas de Artes para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio da Educação Básica. Partindo das minhas experiências de estágio em diferentes escolas na cidade de São Paulo e da minha experiência escolar no interior do Estado de São Paulo, proponho-me a refletir sobre a importância de falar sobre o tema em sala de aula e a desenvolver algumas sequências didáticas em torno de eixos como corpo, identidade e coletividade/cidade, tendo como base a pedagogia kuir, a abordagem triangular, a educação na cultura visual e as obras de artistas LGBTQIAP+. | - |
| Descrição: dc.description | This work focuses on possible approaches to gender identity and sexuality in Arts classes for Elementary School II and High School in Basic Education. Based on my internship experiences in different schools in the city of São Paulo and my school experience in the interior of the State of São Paulo, I propose to reflect on the importance of talking about the topic in the classroom and to develop some didactic sequences around axes such as body, identity and community/city, based on kuir pedagogy, the triangular approach, education in visual culture and the works of LGBTQIAP+ artists. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte na educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teoria queer | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Identidade de gênero na educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Juventude - Comportamento sexual | - |
| Título: dc.title | A inserção da pedagogia e da teoria kuir no ensino de artes | - |
| Título: dc.title | The insertion of pedagogy and kuir theory in arts teaching | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: