Sentimentos além da obra

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBamonte, Joedy Luciana Barros Marins-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorPimentel, Mateus Melo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T21:08:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T21:08:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-09-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-09-
Data de envio: dc.date.issued2025-12-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/259627-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259627-
Descrição: dc.descriptionA arte possui um potencial dentro de si, capaz de trazer uma compreensão mística e até misteriosa sobre sua natureza. Alguns chegam a chamar de magos, aqueles que se denominam artistas. Contudo, estes deixam de contemplar a objetividade e técnica por trás da transmissão visual de tal potencial, sendo ele a capacidade de se transmitir sentimentos. No mundo das artes visuais, sobretudo o universo da pintura, imagens estáticas possuem a capacidade de causar reações dinâmicas, ativando a visão, audição, olfato, tato, paladar, memórias, medos e devaneios em seus observadores. Donis Dondis e Rudolf Arnheim chamam estas técnicas de elementos compositivos, sendo estes capazes de transmitir por meio da linha, dimensão, posição, cor, luz, sombra e textura, o estímulo visual para ativar sensações tão reais nos espectadores, podendo transportá-los para os sentimentos que o próprio artista utilizou para gerar determinada obra. Com o intuito de se criar uma obra capaz deste exato efeito, um estudo sobre a evolução da expressividade pictórica e de suas respectivas regras básicas de composição foi conduzido na presente pesquisa, além de realizar um exercício expressivo através das regras de composição. Esta pesquisa se desenvolveu a partir do estudo de breves momentos da história da pintura, analisando momentos marcantes que possibilitaram uma evolução no âmbito expressivo das artes, além de se aprofundar nos conceitos básicos dos elementos compositivos para se compreender melhor como uma obra e formada e como esses mesmos elementos podem expressar uma ideia qualquer, resultando em uma obra pessoal que se inspirou na evolução artística da pintura, recebendo em si, de forma proposital, alguns dos elementos compositivos estudados.-
Descrição: dc.descriptionArt has a potential within itself, capable of bringing a mystic and even mysterious comprehension about it´s nature. Some even denominate those who call themselves artists wizards. However, these fail to contemplate the objectivity and technique behind the visual transmission of such potential, which is the ability to transmit feelings. In the world of visual arts, especially the world of painting, static images have the ability to cause dynamic reactions, activating vision, hearing, smell, touch, taste, memories, fears and daydreams in their observers. Donis Dondis and Rudolf Arnheim will call these techniques compositional elements, which are efficient ways of transmitting through line, dimension, position, color, light, shadow and texture, the visual stimulus capable of activating such real sensations in spectators, being ableto transport them to the feelings that the artist himself used to generate a certain artwork. In order to create an illustrated artbook capable of this exact same effect, a study on the evolution of pictorial expressiveness and its respective basic rules of composition was conducted in this research, in addition to carrying out an expressive exercise through the rules of composition. This research was developed from the study of brief moments in the history of painting, analyzing important moments that enabled an evolution in the expressive scope of the arts, in addition to delving into the basic concepts of compositional elements to better understand how an artwork is formed and how these same elements can express any idea, resulting in a personal artwork that was inspired by the artistic evolution of painting, receiving in itself, on purpose, some of the compositional elements studied.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetismo visual-
Palavras-chave: dc.subjectPintura-
Palavras-chave: dc.subjectExpressividade-
Palavras-chave: dc.subjectVisual Literacy-
Palavras-chave: dc.subjectPainting-
Palavras-chave: dc.subjectExpressiveness-
Título: dc.titleSentimentos além da obra-
Título: dc.titleFeelings beyond the artwork-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.