Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Junqueira, Renata Soares | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Rian Henrique dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:44:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:44:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/259612 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259612 | - |
Descrição: dc.description | Durante a pandemia de Covid-19, os trabalhadores da saúde pública – médicos, enfermeiros, pesquisadores e divulgadores científicos, entre outros – que agiam ao lado da Organização Mundial da Saúde (OMS) foram vítimas da onda negacionista que encheu as redes sociais com fake news (notícias falsas) acerca das vacinas e das medidas de prevenção à covid-19, pondo assim em risco as suas vidas e as da população. Nesse cenário em que organizações contrárias à ciência apoderam-se da violência e dos meios de comunicação é que nascem as razões desta investigação. Com efeito, este trabalho de conclusão de curso pretende gerar algum contributo para uma expansão da reflexão crítica sobre o negacionismo a partir da análise de duas peças de teatro, norteada por subsidios teóricos apropiados, desde "Arte Poética" de Aristóteles, a "Teoria do drama moderno" de Peter Szondi, "Teoria do discurso: fundamentos semióticos" (2002), e também do "Dicionário de semiótica" (2008). As duas peças são inspiradas em circunstâncias semelhantes, não obstante as distintas temporalidades: "Prometeu acorrentado", de Ésquilo (c.525-524 a.C./456-455 a.C.) e "A vida de Galileu" (1938-1939), de Brecht. Com base em estudos sobre o drama clássico e o drama moderno, esperamos lançar luzes sobre as conjunturas em que ambos os protagonistas, Prometeu e Galileu Galilei, estão inseridos, salientando a condição material de cada um deles, os interesses da classe social dominante em cada contexto e os respectivos discursos sobre a democratização da ciência. | - |
Descrição: dc.description | During the Covid-19 pandemic, public health workers - doctors, nurses, researchers and science communicators, among others - who worked alongside the World Health Organization (WHO) were victims of the wave of denial that filled social media with fake news about vaccines and measures to prevent Covid-19, thus putting their lives and those of the population at risk. This scenario, in which organizations opposed to science have seized violence and the media, is the reason for this research. In fact, this project aims to make a contribution to expanding critical reflection on denialism through the analysis of two plays, guided by appropriate theoretical subsidies, from Aristotle's Arte Poetica, to Peter Szondi's Theory of Modern Drama, Discourse Theory: Semiotic Foundations (2002), as well as the Dictionary of Semiotics (2008). The two plays are inspired by similar circumstances, despite their different temporalities: Prometheus in Chains, by Ésquilo (c.525-524 BC / 456-455 BC) and The Life of Galileo (1938-1939), by Brecht. Based on studies of classical drama and modern drama, we hope to shed light on the contexts in which both protagonists, Prometheus and Galileo Galilei, are inserted, highlighting the material condition of each of them, the interests of the dominant social class in each context and the respective discourses on the democratization of science. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teatro clássico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teatro moderno | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ésquilo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brecht | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura comparada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Democratização da ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Classical theater | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modern theater | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comparative literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Democratization of science | - |
Título: dc.title | Prometeus: de Ésquilo a Brecht | - |
Título: dc.title | Prometheus: from Aeschylus to Brecht | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: