Avaliação da cognição numérica em pré-escolares: elaboração e estudo de aplicabilidade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCapellini, Simone Aparecida-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorFeldberg, Silvia Cristina de Freitas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T22:23:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T22:23:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-09-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-09-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/259599-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259599-
Descrição: dc.descriptionDurante os anos pré-escolares, a principal dificuldade que pode predizer o risco de dificuldades matemáticas a longo prazo é o atraso no aprendizado das magnitudes associadas a palavras numéricas e algarismos arábicos. A compreensão desse processo de aprendizagem matemática, suas dificuldades e, por conseguinte, o fracasso escolar mostra-se um desafio para todos os profissionais ligados à área da educação. Objetivo: desenvolver uma avaliação da cognição numérica para pré-escolares, de 2 anos a 5 anos e 11 meses. Método: A partir da revisão da literatura, foram selecionadas habilidades matemáticas para compor a avaliação da cognição numérica, incluindo: subitização, conhecimento numeral, contagem, correspondência um a um, percepção de magnitude, cardinalidade, comparação, medição e aproximação e estimativa. Esse estudo de coorte transversal foi dividido em duas fases. Na Fase I foi realizada a elaboração do procedimento de avaliação e o estudo piloto para verificar a adequação e a pertinência do procedimento de avaliação elaborado na fase 1, em 74 pré-escolares (44 meninos) da Educação Infantil pública municipal da cidade de São Paulo, Brasil, distribuídos nas faixas etárias de: Grupo I (GI): com idade 2 anos a 2 anos e 11 meses; Grupo II (GII): com idade entre 3 anos e 3 anos e 11 meses; (GIII): com idades entre 4 anos e 4 anos a 11 meses e (GIV): com idade entre 5 anos e 5 anos a 11 meses. Na Fase II foi realizada a aplicabilidade da avaliação da cognição numérica em pré-escolares elaborada na fase I deste estudo, onde participaram 145 pré-escolares (65 meninos) da Educação Infantil pública municipal da cidade de São Paulo, Brasil, distribuídos nas faixas etárias de: Grupo I (GI): com idade 2 anos a 2 anos e 11 meses; Grupo II (GII): com idade entre 3 anos e 3 anos e 11 meses; (GIII): com idades entre 4 anos e 4 anos a 11 meses e (GIV): com idade entre 5 anos e 5 anos a 11 meses. Resultados: Os resultados da fase 1 do estudo revelaram que a avaliação elaborada é de fácil aplicação e de fácil compreensão para os pré-escolares. Os resultados da fase 2 mostraram que foi possível desenvolver um instrumento para avaliação de habilidades cognitivas numéricas para pré-escolares de 2 a 5 anos com base na literatura. Conclusão: O desenvolvimento de um instrumento para avaliar a cognição numérica em pré-escolares pode contribuir para o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático nessas crianças, auxiliando os professores no desenvolvimento de atividades e jogos que ensinem conceitos básicos numéricos, espaciais, geométricos, de medição e estatística, contribuindo para futuras ganhos na aprendizagem da matemática.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectNumerosidade-
Palavras-chave: dc.subjectHabilidades matemáticas-
Palavras-chave: dc.subjectDiscalculia-
Palavras-chave: dc.subjectPrimeira infância-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Título: dc.titleAvaliação da cognição numérica em pré-escolares: elaboração e estudo de aplicabilidade-
Título: dc.titleAssesment of numerical cognition in preschoolers: development and applicability study-
Tipo de arquivo: dc.typeplanilha-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.