Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Reis, Márcia Lopes | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Delgado, Julia Alanda | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:16:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:16:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/259585 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259585 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho de conclusão de curso de licenciatura em pedagogia analisa a relação entre escola e família no contexto do patriarcado na sociedade brasileira, com foco nas ações que a gestão escolar precisa realizar para minimizar problemas decorrentes de práticas patriarcais. O objetivo geral foi identificar possibilidades de ações da gestão escolar no sentido de estreitar as relações da escola e da família para enfrentar as consequências sociais do patriarcado. Para alcançar tal objetivo, utilizando como metodologia a revisão bibliográfica, foi traçada uma linha de estudo a partir da constituição do modelo familiar patriarcal no Brasil, que sistematiza as influências que esse modelo perpetua na sociedade e na escola. Os resultados indicaram que a escola seria a instituição propícia para que a atuação da gestão representasse as questões de gênero. Nas discussões, as obras analisadas evidenciam a gestão como a realidade vivida e mediada pelos alunos, familiares e corpo docente. No contexto do patriarcado, essas práticas pedagógicas refletem a relevância para a relação família e escola, sobretudo, em função de abordar contextos que coincidem da mulher como mãe e como professora. Conclui-se que a gestão escolar pode atuar promovendo informação, diálogo, intervenção, formação docente e formação parental, com o intuito de exercer a gestão democrática e conquistar a parceria das famílias. | - |
Descrição: dc.description | This work for the conclusion of a degree in pedagogy analyzes the relationship between school and family in the context of patriarchy in Brazilian society, focusing on the actions that school management needs to take to minimize problems arising from patriarchal practices. The general objective was to identify possibilities for school management actions to strengthen school and family relationships to face the social consequences of patriarchy. To achieve this objective, using bibliographic review as a methodology, a line of study was drawn from the constitution of the patriarchal family model in Brazil, which systematizes the influences that this model perpetuates in society and at school. The results indicated that the school would be the ideal institution for management to represent gender issues. In the discussions, the works analyzed highlight management as the reality lived and mediated by students, families and teaching staff. In the context of patriarchy, these pedagogical practices reflect the relevance for the family and school relationship, above all, in terms of addressing contexts that coincide with women as mothers and teachers. It is concluded that school management can act by promoting information, dialogue, intervention, teacher training and parental training, with the aim of exercising democratic management and gaining the partnership of families. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Patriarcado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Família | - |
Palavras-chave: dc.subject | Patriarchy | - |
Palavras-chave: dc.subject | School management | - |
Palavras-chave: dc.subject | Family | - |
Título: dc.title | As relações da escola e da família: a gestão escolar no contexto do patriarcado na sociedade brasileira | - |
Título: dc.title | School and family relations: School management in the context of patriarchy in Brazilian society | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: