
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Bredariolli, Rita Luciana Berti | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Gonçalves, Naomi Sousa | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:05:04Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:05:04Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/259570 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259570 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho é uma análise do espaço e da estrutura física tradicional da escola, investigando seu caráter carcerário e domesticador. Questiono a dinâmica e a organização espacial desse ambiente e suas influências no processo de ensino dos estudantes e na atuação do(a) professor(a) a partir dos pensamentos de Michel Foucault sobre as características da prisão em seu livro “Vigiar e punir: nascimento da prisão”. Proponho também, neste trabalho, outras maneiras de pensar um espaço educativo a partir dos trabalhos “Escola Panapaná” do artista visual Denilson Baniwa e da “Escola Primária de Gando” do arquiteto Diébédo Francis Kéré, analisando o caráter transgressor de suas obras na proposta de criar um espaço escolar que parte de outras necessidades, que vão na contramão da proposta tradicional de escola. Relato também a minha experiência como professora de artes residente na EMEF Cacilda Becker pelo programa Residência Pedagógica em 2023, onde pude explorar de forma prática as problemáticas em relação à organização espacial da escola e trabalhá-las em conjunto com meus alunos e alunas em sequências pedagógicas que apliquei durante esse processo de formação | - |
| Descrição: dc.description | This work is an analysis of the traditional space and physical structure of the school, investigating its carceral and domesticating character. I question the dynamics and spatial organization of this environment and its influences on the teaching process of students and the role of the teacher based on Michel Foucault’s thoughts on the characteristics of prison in his book “Discipline and Punish: The Birth of the Prison.” I also propose, in this work, other ways of thinking about an educational space based on the works “Escola Panapaná” by visual artist Denilson Baniwa and “Gando Primary School” by architect Diébédo Francis Kéré, analyzing the transgressive character of their works in the proposal to create a school space that stems from other needs, which go against the traditional school model. I also report on my experience as a resident arts teacher at EMEF Cacilda Becker through the Pedagogical Residency program in 2023, where I was able to practically explore the issues related to the spatial organization of the school and work on them together with my students in the pedagogical sequences I applied during this training process | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ambiente escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Práticas de ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte na educação | - |
| Título: dc.title | O espaço escolar e seus atravessamentos nos processos de aprendizagem no ensino básico | - |
| Título: dc.title | The school space and its intersections in learning processes in basic education | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: