Utilização de áreas verdes urbanas em educação ambiental (EA): uma proposta pedagógica para o Ensino Fundamental I

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDornfeld, Carolina Buso-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorCristan, Marina de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T17:14:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T17:14:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-08-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/259552-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259552-
Descrição: dc.descriptionA Educação Ambiental (EA) Crítica representa um processo contínuo de construção e transformação dos conhecimentos e valores dos indivíduos ao longo de suas vidas. O presente trabalho tem como objetivo descrever e elaborar a implementação de uma sequência didática em turmas do 5º ano de uma Escola Municipal (EMEF) no município de Ilha Solteira – SP que incorporou a EA como disciplina no currículo do Ensino Fundamental I. O foco principal da atividade foi a exploração das Áreas Verdes Urbanas e a utilização desses espaços para a realização de aulas de campo. Os resultados foram positivos, uma vez que as crianças interagiram diretamente com o meio ambiente, promovendo uma conexão mais íntima entre seres humanos e plantas, além de aprenderem de maneira ativa e participativa. Observou-se também que as atividades podem ser adaptadas para outros locais, permitindo que a EA contribua para a formação de cidadãos mais críticos, além de favorecer a ocupação dessas Áreas Verdes Urbanas de forma que incentive a multiplicação do conhecimento ambiental.-
Descrição: dc.descriptionCritical Environmental Education (EE) represents a continuous process of construction and transformation of individuals' knowledge and values throughout their lives. This work aims todescribe and elaborate the implementation of a didactic sequence in 5th year classes at a Municipal School (EMEF)in themunicipality ofIlha Solteira-SP, whichincorporated EA as a subjectin the ElementarySchool I curriculum. The activity was the exploration of Urban Green Areas and the use of these spaces to hold field classes. The results were positive, as the ISSN 2179-460X 10 children interacted directly with the environment, promoting a more intimate connection between human beings and plants, in addition to learning in an active and participatory way. It was also observed that the activities canbe adapted to other locations, allowing EA to contribute to the formation of more critical citizens, in addition to favoring the occupation of these Urban Green Areas in a way that encourages the multiplication of environmental knowledge.-
Descrição: dc.descriptionPró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX UNESP)-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/restrictedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEspaços verdes urbanos-
Palavras-chave: dc.subjectMeio ambiente-
Palavras-chave: dc.subjectAula de campo-
Palavras-chave: dc.subjectUrban green spaces-
Palavras-chave: dc.subjectField class-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironment-
Título: dc.titleUtilização de áreas verdes urbanas em educação ambiental (EA): uma proposta pedagógica para o Ensino Fundamental I-
Título: dc.titleUse of urban green spaces in environmental education (EE): a pedagogical proposal for elementary school-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.