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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Bredariolli, Rita Luciana Berti | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Nhambiquara, Sarah de Castro Ribeiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:22:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:22:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/259536 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259536 | - |
Descrição: dc.description | A presente pesquisa, pretende partir da lei 11.645 de 2008 que traz a obrigatoriedade do ensino das culturas e histórias dos povos Indígenas, povos africanos e afro-brasileiros apresentar o processo de criação de um curso de formação continuada sobre a temática indígena, oferecido para os profissionais da educação do município de Suzano no estado de São Paulo a fim de refletir a necessidade e importância das formações continuadas previstas na LDB (Lei de Diretrizes e Bases), principalmente quando tratam de assuntos oriundos de pautas sociais, políticas, artísticas e ambientais atuais. Neste caso será apresentado de onde surgiu a necessidade da oferta do curso, sua elaboração e as etapas de aplicação que foram voltadas a introduzir alguns conceitos relacionados as culturas dos povos indígenas, principalmente por um viés de(s)colonial e antirracista que busca descaravelizar e reflorestar mentes, como proposto por Geni Nuñez (2021). Para a elaboração da pesquisa foi utilizado levantamento bibliográfico, levantamento de pautas apresentadas por influenciadores indígenas na rede social do Instagram, minhas vivências enquanto companheira, mãe de indígena, assim como minha trajetória na educação formal em escolas públicas frequentada majoritariamente por não indígenas. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa pretende partir de la ley 11.645 de 2008, que obliga a enseñar las culturas e historias de los pueblos indígenas, africanos y afrobrasileños, para presentar el proceso de creación de un curso de formación continua en temas indígenas, ofrecido a los profesionales de la educación. del municipio de Suzano, en el estado de São Paulo, con el fin de reflejar la necesidad y la importancia de la formación continua prevista en la LDB (Ley de Directrices y Bases), especialmente cuando se trata de cuestiones derivadas de la actualidad social, política, artística y ambiental. agendas. En este caso se presentará dónde surgió la necesidad de ofrecer el curso, su elaboración y los pasos de aplicación que tuvieron como objetivo introducir algunos conceptos relacionados con las culturas de los pueblos indígenas, principalmente a través de una visión de(s)colonial y antirracista. sesgo que busca destapar y reforestar mentes, como propone Geni Nuñez (2021). Para elaborar la investigación se utilizó una encuesta bibliográfica, una encuesta de temas presentados por influencers indígenas en la red social Instagram, mis experiencias como pareja, madre de una persona indígena, así como mi trayectoria en la educación formal en escuelas públicas a las que asistí principalmente. por personas no indígenas. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | CAPES - Código de Financiamento 001 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação permanente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Antirracismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indígenas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte indígena | - |
Título: dc.title | Descaravelização de práticas educadoras: a Lei 11645/08 e os povos indígenas, construindo caminhos para o encantamento | - |
Título: dc.title | Descaravelización de prácticas educativas: Ley 11645/08 y los pueblos indígenas, construyendo caminos hacia el encantamiento | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
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