
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Lima, Vanda Moreira Machado | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Marques, Ana Carolina dos Santos | - |
| Autor(es): dc.creator | Freitas, Valquiria Santos de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:42:03Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:42:03Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-28 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/259509 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259509 | - |
| Descrição: dc.description | A pesquisa envolve as trajetórias dos estudantes negros do curso de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FCT-UNESP). O objetivo é compreender o conceito de lugar, com base na interpretação das trajetórias dos estudantes negros ingressantes nos anos de 2020 a 2024, compreendendo se a universidade se expressa enquanto um lugar de pertencimento para eles, a partir de suas vivências, atravessamentos e percepções ao longo do seu percurso acadêmico. Para alcançar os objetivos da pesquisa, desenvolvemos foi utilizada abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica, aplicação de questionário juntos aos estudantes cotistas do curso de Geografia e mapeamento da origem e permanência atual dos alunos. Conclui-se que os alunos dos anos iniciais até o terceiro ano, tem a universidade, de modo geral, como lugar de pertencimento, mas nota-se que esses mesmos alunos em sua maioria têm pouco ou nenhum letramento racial. Os alunos do quarto e quinto ano têm poucos lugares como referência de pertencimento dentro da universidade, ao passo que afirmam ter um letramento racial, e adquiriram uma certa crítica à universidade. Dentre os lugares topofílicos na universidade, foram citados o NUPE (Núcleo Negro da Unesp para Pesquisa e Extensão), a biblioteca e a Praça da Geografia. Já os lugares topofóbicos foram o restaurante universitário e o prédio da direção do campus. | - |
| Descrição: dc.description | The research involves the trajectories of black students in the Geography program at the Faculdade de Ciências e Tecnologia - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FCT-UNESP). The objective is to understand the concept of place based on the interpretation of the trajectories of black students who entered the university between 2020 and 2024, examining whether the university expresses itself as a place of belonging for them, based on their experiences, challenges, and perceptions throughout their academic journey. To achieve the research objectives, a qualitative approach was adopted, including bibliographic research, the application of questionnaires to quota students in the Geography program, and the mapping of the students’ origins and their current academic permanence. The study concludes that students in the early to third years of the program generally view the university as a place of belonging. However, it is noted that most of these students have little or no racial literacy. In contrast, fourth and fifth year students identify fewer places within the university as references of belonging, while affirming that they have developed racial literacy and a certain level of critique toward the university. Among the topophilic places within the university, the NUPE (Núcleo Negro da Unesp para Pesquisa e Extensão), the library, and the Geography Plaza were mentioned. On the other hand, the university restaurant and the campus administration building were identified as topophobic places. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Lugar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Racismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Política de cotas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | NUPE | - |
| Palavras-chave: dc.subject | FCT-UNESP | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Place | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Racism | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Affirmative Action Policy | - |
| Título: dc.title | O pertencimento e as trajetórias dos estudantes negros do curso de Geografia da FCT-UNESP na perspectiva de lugar | - |
| Título: dc.title | Belonging and the trajectories of black students in the Geography course at FCT-UNESP | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: