Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fonseca, Kátia de Abreu | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Rosalen, Silmara Nilda | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:01:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:01:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/259499 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259499 | - |
Descrição: dc.description | O Guia para Atendimento Educacional Especializado de Alunos com Deficiência Intelectual é um recurso pedagógico elaborado no contexto de um trabalho acadêmico desenvolvido no Mestrado Profissional em Educação Inclusiva da UNESP. Seu objetivo principal é oferecer aos professores estratégias práticas e metodológicas para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), promovendo uma educação mais inclusiva e personalizada. O guia é estruturado em etapas que começam pela avaliação inicial dos alunos, incluindo entrevistas com responsáveis legais para coleta de informações relevantes sobre os estudantes e sondagens para identificar habilidades de escrita, leitura e raciocínio lógico. Essas avaliações iniciais permitem a identificação de competências já desenvolvidas e aquelas que necessitam de maior atenção. Além disso, o guia apresenta atividades avaliativas e interventivas que englobam testes de percepção visual, auditiva e tátil, bem como estratégias para trabalhar raciocínio lógico, sequência lógica e alfabetização, utilizando abordagens lúdicas e visuais adaptadas às necessidades dos alunos. Também são incluídas propostas de avaliação da orientação temporal e espacial, habilidades essenciais para o planejamento e organização no cotidiano escolar. O guia propõe ainda estratégias pedagógicas personalizadas, com sugestões de adequações curriculares e flexibilizações que favoreçam a inclusão. As atividades apresentadas são práticas e adaptáveis, permitindo que os professores considerem as especificidades de cada aluno e o contexto em que estão inseridos. Como um material acessível e fundamentado em princípios teóricos e normativos da Educação Especial, o guia busca integrar o conhecimento acadêmico à prática docente, contribuindo para a formação de um ambiente educacional mais acolhedor e efetivo para alunos com deficiência intelectual. | - |
Descrição: dc.description | The Guide for Specialized Educational Assistance for Students with Intellectual Disabilities is an educational resource developed as part of an academic project in the Professional Master’s Program in Inclusive Education at UNESP. Its main objective is to provide teachers with practical strategies and methodologies for Specialized Educational Assistance (SEA), fostering a more inclusive and personalized education. The guide is structured into steps that begin with an initial assessment of students, including interviews with legal guardians to gather relevant information and initial surveys to identify writing, reading, and logical reasoning skills. These initial assessments enable the identification of competencies already developed and those requiring further attention. Additionally, the guide includes evaluative and intervention activities, covering tests for visual, auditory, and tactile perception, as well as strategies to address logical reasoning, logical sequencing, and literacy using playful and visual approaches tailored to the students’ needs. Proposals for assessing temporal and spatial orientation, essential skills for planning and organization in the school context, are also included. The guide further offers personalized pedagogical strategies, with suggestions for curricular adaptations and flexibilities that promote inclusion. The activities presented are practical and adaptable, allowing teachers to consider each student’s specificities and the context in which they are situated. As an accessible resource grounded in theoretical and normative principles of Special Education, the guide aims to integrate academic knowledge into teaching practice, contributing to the creation of a more welcoming and effective educational environment for students with intellectual disabilities. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Relação: dc.relation | https://hdl.handle.net/11449/259479 | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Título: dc.title | Guia para atendimento educacional especializado de alunos com deficiência intelectual | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: