Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Renó, Denis Porto | - |
Autor(es): dc.creator | Banhara, Luiza Isabel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:10:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:10:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/259484 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259484 | - |
Descrição: dc.description | Conhecido mundialmente por seu estilo único em fotografar o “instante decisivo”, o fotógrafo Henri Cartier-Bresson é considerado por muitos autores como o “pai do fotojornalismo”, especialmente pelas fotografias de rua que registram com maestria a vida cotidiana dos lugares pelos quais ele visitou. Para além de suas características como fotojornalista, Cartier-Bresson realizava um tipo específico de fotografia, a fotografia social de viagem. Atualmente, este tipo de fotografia é amplamente encontrado nas redes sociais em publicações que objetivam compartilhar os mais diversos aspectos dos locais visitados pelos viajantes, tendo nas entrelinhas a difusão de informações sociais ocasionadas pela pós- fotografia. Para compreender e identificar a fotografia social de viagem em ambientes imagéticos distintos, e em diferentes períodos históricos da fotografia, a presente pesquisa realizou um estudo das fotografias sociais de viagens publicadas no Instagram e na obra Carnets Mexicains 1934-1964, de Cartier-Bresson (1995), tendo como objetivo compreender o seu papel social, utilizando como base as narrativas construídas a partir dos conceitos de pós-fotografia, proposto por Joan Fontcuberta (2011). Os procedimentos metodológicos utilizados para análise dessas fotografias foram apoiados na metodologia das conotações, representada pela combinação das propostas de Barthes (1986) e Eco (1997). Os resultados obtidos identificaram que Henri Cartier-Bresson se caracteriza como um fotógrafo social de viagem, e as fotografias sociais de viagens apresentadas através da pós-fotografia e na obra Carnets Mexicains 1934-1964 contribuem com a difusão do conhecimento sobre os aspectos sociais, culturais, dos costumes e tradições dos lugares visitados pelos fotógrafos viajantes, bem como possibilitam que o espectador realize uma viagem imagética através dessas fotografias | - |
Descrição: dc.description | Known worldwide for his unique style in photographing the “decisive moment”, photographer Henri Cartier-Bresson is considered by many authors as the “father of photojournalism”, especially for his street photographs that masterfully record the daily life of the places he visited. visited. In addition to his characteristics as a photojournalist, Cartier-Bresson carried out a specific type of photography, social travel photography. Currently, this type of photography is widely found on social networks in publications that aim to share the most diverse aspects of the places visited by travelers, with the dissemination of social information caused by post-photography between the lines. To understand and identify social travel photography in different image environments, and in different historical periods of photography, this research carried out a study of social travel photographs published on Instagram and in the work Carnets Mexicains 1934-1964, by Cartier-Bresson ( 1995), aiming to understand its social role, using as a basis the narratives constructed from the concepts of post-photography, proposed by Joan Fontcuberta (2011). The methodological procedures used to analyze these photographs were supported by the connotation methodology, represented by the combination of proposals from Barthes (1986) and Eco (1997). The results obtained identified that Henri Cartier-Bresson is characterized as a social travel photographer, and the social travel photographs presented through post-photography and in the work Carnets Mexicains 1934-1964 contribute to the dissemination of knowledge about social and cultural aspects , of the customs and traditions of the places visited by traveling photographers, as well as enabling the viewer to undertake an image journey through these photographs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fotografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fotografia social de viagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pós-fotografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Henri Cartier-Bresson | - |
Palavras-chave: dc.subject | Carnets Mexicains 1934-1964 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Communication | - |
Palavras-chave: dc.subject | Photography | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social travel photography | - |
Palavras-chave: dc.subject | Post-photography | - |
Título: dc.title | Fotografia social de viagens: Cartier-Bresson e a "pós-fotografia" na obra Carnets Mexicains 1934-1964 | - |
Título: dc.title | Social travel photography: Cartier-Bresson and "post-photography" in the work Carnets Mexicains 1934-1964 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: