Dimensionamento de um restritor de ar para um veículo Formula SAE

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMenezes, Miguel Angelo-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorKomatsu, Julian Aoki-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T18:01:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T18:01:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-07-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-07-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/259476-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259476-
Descrição: dc.descriptionA competição formula SAE Brasil, organizada pela SAE (Society of Automotive Engineers), é uma competição de engenharia que desafia estudantes universitários a projetar, construir e competir com carros tipo Formula. Esta iniciativa permite que os alunos apliquem conhecimentos teóricos em áreas como mecânica, aerodinâmica, elétrica e gestão de projetos, visando desenvolver habilidades técnicas, trabalho em equipe, inovação e empreendedorismo. O presente estudo foca no restritor de ar, componente crucial regulamentado com diâmetros específicos (20 mm para motores a gasolina, 19 mm para etanol e 15,6 mm para motores com indução forçada), utilizando simulações de dinâmica de fluidos computacional (CFD) para explorar e otimizar decisões de projeto relacionadas a este componente. Os resultados numéricos do presente trabalho mostram um aumento de 10,956 vezes na diferença de pressão do restritor de placa de orifício em relação ao Venturi, que demonstra seu alto desempenho.-
Descrição: dc.descriptionThe Formula SAE Brazil, organized by the SAE (Society of Automotive Engineers), is an engineering competition that challenges university students to design, build, and compete with formula-style cars. This initiative allows students to apply theoretical knowledge in areas such as mechanics, aerodynamics, electrical systems, and project management, with the goal of developing technical skills, teamwork, innovation, and entrepreneurship. This study focuses on the air restrictor, a crucial component regulated with specific diameters (20 mm for gasoline engines, 19 mm for ethanol engines, and 15.6 mm for engines with forced induction), using computational fluid dynamics (CFD) simulations to explore and optimize design decisions related to this element. The numerical results of this work show a 10.956-fold increase in the pressure difference of the orifice plate restrictor compared to the Venturi, which demonstrates its high performance-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectRestritor de ar-
Palavras-chave: dc.subjectFormula SAE-
Palavras-chave: dc.subjectSimulação de dinâmica de fluidos computacional-
Título: dc.titleDimensionamento de um restritor de ar para um veículo Formula SAE-
Título: dc.titleSizing an air restrictor for a Formula SAE vehicle-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.