Metodologias ativas no ensino de geografia: as pesquisas e as percepções dos professores da rede estadual do município de Guaratinguetá-SP

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPezzato, João Pedro-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorLeal, Pedro Pellegrini Coutinho Rodrigues-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T16:33:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T16:33:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-06-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-06-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/259453-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259453-
Descrição: dc.descriptionAs metodologias ativas são abordagens pedagógicas que colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem, promovendo maior interação, autonomia e participação. O trabalho investiga o uso de metodologias ativas no ensino de geografia, com foco nas pesquisas já realizadas sobre o tema, e as percepções de professores da rede estadual de Guaratinguetá-SP. O estudo destaca as vantagens dessas metodologias, como o estímulo à construção do conhecimento de forma contextualizada e o desenvolvimento de habilidades críticas. No entanto, também aponta desafios significativos, como a necessidade de tempo, recursos e uma mudança cultural entre os professores para sua implementação efetiva. A pesquisa utiliza dados de questionários aplicados a professores, revelando que muitos educadores estão cientes das metodologias ativas e que sua adoção tem potencial para transformar o ensino, apesar de enfrentar barreiras institucionais e logísticas.-
Descrição: dc.descriptionActive teaching-learning methodologies are pedagogical approaches that place the student at the center of the learning process, promoting greater interaction, autonomy, and participation. This paper investigates the use of active teaching-learning methodologies in geography teaching, focusing on research already conducted on the topic and the perceptions of teachers from the state’s schools in Guaratinguetá-SP. The study highlights the advantages of these methodologies, such as encouraging the construction of knowledge in a contextualized manner and developing critical skills. However, it also points out significant challenges, such as the need for time, resources, and a cultural shift among teachers for effective implementation. The research uses data from questionnaires applied to teachers, revealing that many educators are aware of active teaching-learning methodologies and that their adoption has the potential to transform teaching, despite facing institutional and logistical barriers.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Descrição: dc.descriptionCAPES: 001.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem ativa-
Palavras-chave: dc.subjectGeografia do Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectRede estadual-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de geografia-
Palavras-chave: dc.subjectActive teaching-learning methodologies-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-
Palavras-chave: dc.subjectGeography-
Palavras-chave: dc.subjectState schools-
Título: dc.titleMetodologias ativas no ensino de geografia: as pesquisas e as percepções dos professores da rede estadual do município de Guaratinguetá-SP-
Título: dc.titleActive teaching-learning methodologies in geography teaching: research and teachers' perceptions in the state school network of Guaratinguetá-SP-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.