
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Mello, Márcia Cristina de Oliveira | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Carlos, Taynara Lauane | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:43:34Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:43:34Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-17 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/259452 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0003-2243-7185 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259452 | - |
| Descrição: dc.description | Apresentamos resultados de pesquisa documental e bibliográfica, com análise da configuração textual do livro Methodologia do ensino geographico: introducção aos estudos de Geographia moderna (1925), de Carlos Miguel Delgado de Carvalho (1884-1980) e contribuições do autor nos primeiros dez anos de existência do Boletim Geográfico (1943-1953) do IBGE. Neles encontram-se referências em metodologias de ensino voltadas para professores de Geografia, assim como orientações para o uso de recursos didáticos e técnicas de ensino. A pesquisa foi desenvolvida com auxílio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) através de bolsa de Treinamento Técnico de 2022 a 2023. Se tornou pesquisa em nível de Iniciação Científica em 2024, amparada pelo CNPq. O objetivo geral da investigação foi levantar possíveis contribuições para o Ensino de Geografia na escola brasileira levando em consideração os princípios da Escola Nova e a perspectiva de Delgado de Carvalho sobre o tema, em um recorte temporal correspondente à primeira metade do século XX. | - |
| Descrição: dc.description | We present results of documentary and bibliographical research, with analysis of the textual configuration of the book Methodologia do ensino geographico: introducção aos estudos de Geographia moderna (1925), by Carlos Miguel Delgado de Carvalho (1884-1980) and contributions from the author in the first ten years of existence of the Boletim Geográfico (1943-1953) from IBGE. They contain references to teaching methodologies aimed at Geography teachers, as well as guidelines for the use of teaching resources and teaching techniques. The research was developed with the help of the São Paulo Research Foundation (FAPESP) through a Technical Training grant from 2022 to 2023. It became research at the Scientific Initiation level in 2024, supported by CNPq. The general objective of the investigation was to identify possible contributions to the Teaching of Geography in Brazilian schools, taking into account the principles of the New School and Delgado de Carvalho's perspective on the subject, in a time frame corresponding to the first half of the 20th century. | - |
| Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
| Descrição: dc.description | 15266 | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escola nova | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Material didatico | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Metodologia de ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geografia (Ensino médio) | - |
| Título: dc.title | Atividades teórico-práticas para a didática da geografia, no contexto do escolanovismo de Delgado de Carvalho e do projeto Nós Propomos | - |
| Título: dc.title | Theoretical-practical activities for geography teaching, in context of Delgado de Carvalho's scholanovism and project We Propose | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: