As contribuições de um projeto de extensão educacional de futebol no desenvolvimento psicológico, social e motor de crianças de 6 a 14 anos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Julio Wilson dos-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorSimonetti, André Luiz Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T17:42:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T17:42:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-06-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-06-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/259441-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259441-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo investigou as contribuições do Projeto de Extensão Futebol Escola da UNESP, campus de Bauru, no desenvolvimento motor, psicológico e social de crianças e adolescentes de 6 a 14 anos. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa e descritiva, baseada na aplicação de um questionário semi estruturado aos pais ou responsáveis pelos participantes do projeto. Os resultados evidenciaram melhorias significativas nas capacidades motoras, como força, agilidade e coordenação, além do aprimoramento de habilidades específicas do futebol, como passe, chute e domínio. No âmbito psicológico, foram observados avanços na autoestima, na qualidade do sono e na resiliência emocional. Socialmente, o projeto contribuiu para o fortalecimento de vínculos interpessoais, formação de novas amizades e maior integração das crianças em diferentes contextos. Conclui-se a partir da percepção dos pais que o projeto promove um impacto positivo no desenvolvimento integral dos participantes, reafirmando o papel do esporte como uma ferramenta educacional e social.-
Descrição: dc.descriptionThis study investigated the effects of the Extension Project "Futebol Escola" at UNESP, Bauru campus, on the physical, psychological, and social development of children and teenagers aged 6 to 14 years. The research employed a qualitative and descriptive approach, using semi-structured questionnaire applied to the parents or guardians of the project's participants. The results showed significant improvements in motor skills such as strength, agility, and coordination, as well as enhancements in specific football abilities, including passing, kicking, and ball control. Psychologically, advancements in self-esteem, sleep quality, and emotional resilience were observed. Socially, the project contributed to strengthening interpersonal bonds, forming new friendships, and fostering greater integration of children into different contexts. It is concluded that the project positively impacts the participants' overall development, reaffirming the role of sports as an educational and social tool.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectFutebol-
Palavras-chave: dc.subjectProjeto de extensão-
Palavras-chave: dc.subjectAspectos motores-
Palavras-chave: dc.subjectAspectos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectAspectos psicológicos-
Palavras-chave: dc.subjectFootball-
Palavras-chave: dc.subjectPhysical aspects-
Palavras-chave: dc.subjectSocial aspects-
Palavras-chave: dc.subjectPsychological aspects-
Palavras-chave: dc.subjectExtension project-
Título: dc.titleAs contribuições de um projeto de extensão educacional de futebol no desenvolvimento psicológico, social e motor de crianças de 6 a 14 anos-
Título: dc.titleThe contributions of an educational football extension project to the psychological, social, and motor development of children aged 6 to 14 years-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.