Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Iaochite, Roberto Tadeu | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Bonezi, Felipe | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:05:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:05:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/259440 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259440 | - |
Descrição: dc.description | O número de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas escolas tem crescido consideravelmente nos últimos anos. A Educação Física (EF) escolar pode proporcionar um melhor desenvolvimento pessoal e social desses alunos e disponibilizar um espaço para a inclusão escolar por meio de sua aplicação. Nessa perspectiva, associando a importância do movimento de inclusão de estudantes com autismo e a EF como disciplina que possibilita incluir os mesmo, este trabalho tem como objetivo realizar um breve mapeamento da literatura sobre TEA e a Educação Física na escola, considerando os aspectos metodológicos e os resultados apresentados por essa produção. A metodologia se pautou num breve mapeamento da literatura. Os resultados mostraram a relevância da EF inclusiva e a necessidade de envolver diferentes atores nos estudos sobre o tema. | - |
Descrição: dc.description | The number of students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in schools has grown considerably in recent years. Physical Education (PE) in schools can provide better personal and social development for these students and provide a space for school inclusion through its application. From this perspective, associating the importance of the movement for the inclusion of students with autism and PE as a discipline that enables their inclusion, this study aims to carry out a brief mapping of the literature on ASD and Physical Education in schools, considering the methodological aspects and the results presented by this production. The methodology was based on a brief mapping of the literature. The results showed the relevance of inclusive PE and the need to involve different actors in studies on the subject. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transtorno do espectro autista | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autism spectrum disorder | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusion | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physical education | - |
Palavras-chave: dc.subject | School | - |
Título: dc.title | Educação Física e o ensino de estudantes com autismo: um breve mapeamento da literatura | - |
Título: dc.title | Physical Education and the teaching of students with autism: a brief mapping of the literature | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: