Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sena, Carla Cristina Reinaldo Gimenes de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Pedro Ricardo de Andrade | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:47:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:47:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 0028-11-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/259403 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259403 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho visa analisar estratégias pedagógicas que promovam uma compreensão crítica sobre a violação dos direitos humanos, apresentando formas de abordar esse tema em sala de aula conforme os tópicos abordados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Currículo Paulista. O objetivo é envolver a comunidade escolar como um todo na abordagem dessas questões críticas, enfatizando o papel dos educadores na facilitação de discussões sobre violações dos direitos humanos. A abordagem utiliza exemplos recentes da Copa do Mundo FIFA 2022, realizada no Catar, onde diversas violações de direitos humanos foram evidenciadas, como trabalho escravo, restrições à liberdade de expressão e discriminação em relação a origem das pessoas, e consequentemente incentivar a ética e os valores entre os alunos, promovendo um senso de cidadania global que esteja em sintonia com os objetivos educacionais estabelecidos pela BNCC. | - |
Descrição: dc.description | This work aims to analyze pedagogical strategies that promote a critical understanding of human rights violations, presenting ways to discuss these violations in the classroom, according to topics covered in Brazilian National Common Curriculum Base (BNCC). The goal is engaging the entire school community to address those critical issues, emphasizing the role of educators in facilitating discussions about human rights violations. The approach uses recent examples from the 2022 FIFA World Cup, held in Qatar, where various human rights violations were highlighted, such as forced labor, restrictions on freedom of expression, and discrimination based on origin. Consequently, it seeks to encourage ethics and values among students, promoting a sense of global citizenship in alignment with the educational objectives established by the BNCC. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Direitos humanos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Copa do mundo (Futebol) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desigualdade | - |
Título: dc.title | Como trabalhar o tema dos direitos humanos na educação básica à partir dos episódios presenciados na Copa do Mundo da FIFA 2022 | - |
Título: dc.title | How to address the theme of human rights in basic education based on the events witnessed during the 2022 FIFA World Cup | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: