Como trabalhar o tema dos direitos humanos na educação básica à partir dos episódios presenciados na Copa do Mundo da FIFA 2022

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSena, Carla Cristina Reinaldo Gimenes de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Pedro Ricardo de Andrade-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T19:47:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T19:47:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-05-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-05-
Data de envio: dc.date.issued0028-11-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/259403-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259403-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho visa analisar estratégias pedagógicas que promovam uma compreensão crítica sobre a violação dos direitos humanos, apresentando formas de abordar esse tema em sala de aula conforme os tópicos abordados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Currículo Paulista. O objetivo é envolver a comunidade escolar como um todo na abordagem dessas questões críticas, enfatizando o papel dos educadores na facilitação de discussões sobre violações dos direitos humanos. A abordagem utiliza exemplos recentes da Copa do Mundo FIFA 2022, realizada no Catar, onde diversas violações de direitos humanos foram evidenciadas, como trabalho escravo, restrições à liberdade de expressão e discriminação em relação a origem das pessoas, e consequentemente incentivar a ética e os valores entre os alunos, promovendo um senso de cidadania global que esteja em sintonia com os objetivos educacionais estabelecidos pela BNCC.-
Descrição: dc.descriptionThis work aims to analyze pedagogical strategies that promote a critical understanding of human rights violations, presenting ways to discuss these violations in the classroom, according to topics covered in Brazilian National Common Curriculum Base (BNCC). The goal is engaging the entire school community to address those critical issues, emphasizing the role of educators in facilitating discussions about human rights violations. The approach uses recent examples from the 2022 FIFA World Cup, held in Qatar, where various human rights violations were highlighted, such as forced labor, restrictions on freedom of expression, and discrimination based on origin. Consequently, it seeks to encourage ethics and values among students, promoting a sense of global citizenship in alignment with the educational objectives established by the BNCC.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectDireitos humanos-
Palavras-chave: dc.subjectCopa do mundo (Futebol)-
Palavras-chave: dc.subjectViolação-
Palavras-chave: dc.subjectDesigualdade-
Título: dc.titleComo trabalhar o tema dos direitos humanos na educação básica à partir dos episódios presenciados na Copa do Mundo da FIFA 2022-
Título: dc.titleHow to address the theme of human rights in basic education based on the events witnessed during the 2022 FIFA World Cup-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.