Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Guilherme Francisco | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Calori, Rafael Juliano | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:04:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:04:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/259372 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259372 | - |
Descrição: dc.description | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo realizar um levantamento inicial das disciplinas dos cursos de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) que possuem respectiva proximidade à Filosofia da Educação Matemática, que, por sua vez, é tomada campo de saberes para este projeto a partir das seguintes referências: Bicudo e Garnica (2023), Vianna (2003, 2004, 2016), Lins (2004a, 2004b) e Clareto (2019a, 2019b). Com base nisso, entendemos que a Filosofia da Educação Matemática possui potencial para a Formação de Professores graças a sua amplitude e preocupações de caráter ontológico, epistemológico e axiológico. Ainda, devido à temática da Formação de Professores ser frequentemente pautada em referências da Filosofia da Educação Matemática, como indicado por Bicudo et al. (2019) e Paulo (2020). Tendo em vista essa discussão e o objetivo deste trabalho, fizemos um levantamento das unidades da Unesp que possuem o curso de Licenciatura em Matemática, destacamos o perfil do licenciado a ser formado considerando o Projeto Político Pedagógico dos cursos. Na sequência, selecionamos, com base em palavras-chave, uma disciplina de cada um dos cursos elencados e analisamos seus planos de ensino, perspectivando principalmente seu conteúdo programático, objetivos e bibliografia indicada. Como principais resultados, destacamos uma abordagem comum entre as diferentes disciplinas em relação à Filosofia da Educação Matemática que a tomam como tributária da Filosofia da Educação e da Filosofia da Matemática em detrimento de uma compreensão que a tome como campo próprio de saber e a Educação Matemática como uma prática social coetânea à Matemática. | - |
Descrição: dc.description | The aim of this Final Undergraduate Paper is to conduct an initial survey of the subjects in the Mathematics degree programs at the Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) that are related to the Philosophy of Mathematics Education. This field of knowledge is approached in this project through the following references: Bicudo and Garnica (2023), Vianna (2003, 2004, 2016), Lins (2004a, 2004b), and Clareto (2019a, 2019b). Based on this foundation, we understand that the Philosophy of Mathematics Education has significant potential for Teacher Education due to its broad scope and its ontological, epistemological, and axiological concerns. Furthermore, the theme of Teacher Education is often supported by references from the Philosophy of Mathematics Education, as indicated by Bicudo et al. (2019) and Paulo (2020). In line with this discussion and the objectives of this study, we conducted a survey of Unesp units offering Mathematics degree programs, highlighting the profile of the prospective graduate based on the Political Pedagogical Project of each program. Subsequently, we selected one subject from each program using specific keywords and analyzed their teaching plans, focusing primarily on their syllabus, objectives, and recommended bibliography. The main results reveal a common approach among the different subjects in relation to the Philosophy of Mathematics Education. This approach considers the Philosophy of Mathematics Education as derived from the Philosophy of Education and the Philosophy of Mathematics, rather than recognizing it as its own distinct field of knowledge. Additionally, Mathematical Education is positioned as a social practice contemporary to Mathematics. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia da Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia da Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Disciplinas de Filosofia da Educação Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professor de Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto Político Pedagógico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto Político Pedagógico nos cursos de Licenciatura em Matemática | - |
Título: dc.title | A presença (ou ausência) da Filosofia da Educação Matemática nos cursos de Licenciatura em Matemática na Unesp | - |
Título: dc.title | The presence (or absence) of Philosophy of Mathematics Education in Mathematics degree courses at Unesp | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: