Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gonçalves, Aparecido Carlos | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues Neto, Fernando Carballal | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:42:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:42:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/259367 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259367 | - |
Descrição: dc.description | A constante competitividade da economia globalizada tem pressionado as organizações a aprimorar seus processos, superar desafios e assegurar sua sustentabilidade no mercado. Nesse contexto, a busca por melhores práticas em gestão de projetos (GP) tem se destacado como um diferencial estratégico e competitivo. Para atender a essa demanda, os modelos de maturidade em gestão de projetos têm fornecido suporte às organizações, auxiliando-as na busca por melhores níveis de desempenho. Esse estudo teve por objetivo avaliar as metodologias de gestão de projetos aplicadas a uma empresa fabricante de equipamentos de construção, realizando um estudo de caso através de pesquisas e questionários aplicados dentro do setor de Engenharia de manufatura da organização. Além disso avaliou-se os níveis de maturidade em gestão de projetos dentro da mesma, para isso, utilizou-se uma ferramenta de avaliação simplificada baseada no modelo de maturidade Project Management Maturity Model (PMMM). Os resultados revelaram os níveis de maturidade da empresa em diferentes estágios do ciclo de vida da gestão de projetos (GP) e estabeleceram uma relação entre esses níveis e as características organizacionais, considerando suas especificidades. Mostrou também que a empresa tem uma tendência maior ao uso de metodologias ágeis de GP, apesar de não aplicar nenhuma específica. Apesar do longo tempo de atuação no mercado, os resultados indicaram que a organização ainda não alcançou o nível básico de maturidade em GP. Além disso, o estudo identificou as certificações internacionais da empresa, relacionando-as ao seu nível de maturidade em GP. Ressalta-se também que fatores como o estilo de gestão e a cultura organizacional têm um impacto significativo nos resultados observados | - |
Descrição: dc.description | The constant competitiveness of the globalized economy has pressured organizations to enhance their processes, overcome challenges, and ensure market sustainability. In this context, the pursuit of best practices in project management (PM) has emerged as a strategic and competitive differentiator. To meet this demand, project management maturity models have provided organizations with support, helping them achieve higher performance levels. This study aimed to evaluate the project management methodologies applied in a construction equipment manufacturing company, conducting a case study through surveys and questionnaires within the organization's Manufacturing Engineering sector. Additionally, the maturity levels of project management within the company were assessed using a simplifiedevaluation tool based on the Project Management Maturity Model (PMMM). The results revealed the company's maturity levels at various stages of the project management lifecycle and established a relationship between these levels and the organization'scharacteristics, taking its specificities into account. The findings also indicated a greater tendency toward the use of agile PM methodologies, despite the absence of a specific methodology in practice. Despite the company's long-standing presence in the market, the results showed that it has not yet reached the basic maturity level in project management. Furthermore, the study identified the company's international certifications and related them to its PM maturity level. It is also noteworthy that factors such as management style and organizational culture have a significant impact on the observed results. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão de projetos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Maturidade em gestão de projetos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Métodos de gestão de projetos | - |
Título: dc.title | Metodologias para gestão de projetos: estudo de caso de empresa multinacional do ramo de máquinas de construção civil | - |
Título: dc.title | Methodologies for project management: case study of a multinational company in the civil Construction machinery sector | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: