Bruxas e a arte: a construção da imagem das feiticeiras nas artes visuais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLeote, Rosangela da Silva-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorSilva, Nathália Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T17:49:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T17:49:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/259356-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259356-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho é uma análise das raízes e influências para os estereótipos que guiam a representação das feiticeiras dentro da arte desde a Idade Média, através de uma análise bibliográfica sobre o período histórico e um aprofundamento em obras que trazem essas mulheres mágicas, focando nos trabalhos de Francisco de Goya e Albrecht Dürer e como a visão retratada nessas pinturas tem grande impacto do manual inquisitório, “O Martelo das Feiticeiras”. Através deste estudo, abre-se uma reflexão sobre minha própria produção e como ela é inclinada ao imagético cristão sobre a bruxaria, apesar de minhas práticas pessoais seguirem um caminho paralelo. Esse ponto de partida, nos leva a destrinchar como a feitiçaria passou a ser “pintada” de outras maneiras, principalmente ao longo das últimas décadas e em uma busca pessoal para transformar minhas bruxas interiores.-
Descrição: dc.descriptionThis work is an analysis of the roots and influences for the stereotypes that guide the representation of sorceresses within art since the Middle Ages, through a bibliographical analysis of the historical period and an in-depth look at works that feature these magical women, focusing on the works of Francisco de Goya and Albrecht Dürer and how the vision portrayed in these paintings has a great impact on the inquisitorial manual, “The Hammer of Witches”. Through this study, it opens up a reflection on my own production and how it is inclined to Christian imagery about witchcraft, despite my personal practices following a parallel path. This starting point leads us to unravel how witchcraft came to be “painted” in other ways, especially over the last few decades and in a personal quest to transform my inner witches.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectPintura-
Palavras-chave: dc.subjectFeiticeiras-
Palavras-chave: dc.subjectFeitiçaria-
Palavras-chave: dc.subjectCristianismo-
Palavras-chave: dc.subjectInquisição-
Palavras-chave: dc.subjectGoya, Francisco, 1746-1828-
Palavras-chave: dc.subjectDürer, Albrecht, 1471-1528-
Título: dc.titleBruxas e a arte: a construção da imagem das feiticeiras nas artes visuais-
Título: dc.titleWitches and art: the construction of the image of witches in the visual arts-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.