Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rodrigues, Rogério de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Eugenio, Pedro Fernando Cunha | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:09:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:09:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/259343 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259343 | - |
Descrição: dc.description | A flecha estrutural da viga de concreto armado, com aplicação em ponte rodoviária, denota um estudo interessante, pois os constantes avanços tecnológicos fomentam o emprego de novos materiais bem como técnicas construtivas funcionais para estruturas, principalmente, de grande porte. Mesmo com os desafios das práticas inovadoras e soluções inteligentes, o desempenho e a durabilidade estrutural devem ser assegurados. As verificações padronizadas, para se estabelecer a deformação transversal de um elemento, serão legítimas a partir do momento que o dimensionamento e detalhamento forem plausíveis. Isto é, para que seja possível calcular a flecha de uma viga é necessário que esta seja dimensionada e detalhada, adequadamente, atendendo aos critérios dos Estados Limites. A metodologia de cálculo, conforme especificado em norma, ressalta a consideração de parâmetros pontuais, intrínsecos ao processo. Estes são fundamentais na dinâmica estrutural, desde análises singulares da seção transversal a interferências do ambiente, pois impactam no dimensionamento da viga, detalhamento das armaduras e cálculo da flecha segundo os Estádios I e II e, consequentemente, nos resultados obtidos. Destarte, por meio de uma combinação de fatores e estudos críticos, pode-se obter soluções válidas, mediante as condições discriminadas no memorial de cálculo, garantindo a integridade do sistema estrutural. | - |
Descrição: dc.description | The structural deflection of reinforced concrete beams used in highway bridges is an interesting study, since constant technological advances are encouraging the use of new materials and functional construction techniques for structures, especially large ones. Even with the challenges of innovative practices and intelligent solutions, structural performance and durability must be ensured. Standardized checks to establish the transverse deformation of an element will be legitimate once the dimensioning and detailing are plausible. In other words, for it to be possible to calculate the deflection of a beam, it needs to be properly designed and detailed in accordance with the Limit State criteria. The calculation methodology, as specified in the standard, emphasizes the consideration of specific parameters, intrinsic to the process. These are fundamental in structural dynamics, from singular analyses of the cross-section to environmental interferences, as they have an impact on beam design, reinforcement detailing and calculation of deflection according to Stages I and II and, consequently, on the results obtained. Therefore, through a combination of factors and critical studies, valid solutions can be obtained under the conditions specified in the calculation report, guaranteeing the integrity of the structural system. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Viga de concreto armado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ponte | - |
Palavras-chave: dc.subject | Flecha estrutural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Verificação da deformação transversal da viga armada de ponte | - |
Título: dc.title | Verificação da flecha estrutural da viga de concreto armado utilizada no alargamento do tabuleiro de uma ponte rodoviária | - |
Título: dc.title | Checking the structural deflection of the reinforced concrete beam used to widen the deck of a road bridge | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: