Percepção de estudantes de ensino médio sobre bacias hidrográficas e sua relação com o ambiente local

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDornfeld, Carolina Buso-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorAmaral, Jonatas Marcelo Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T16:16:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T16:16:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/259340-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259340-
Descrição: dc.descriptionÉ de conhecimento geral que a água é um dos elementos imprescindíveis para a vida na Terra, sendo importante para a sobrevivência das espécies e manutenção da biodiversidade. No Brasil, a gestão das águas é regulamentada pela Lei nº 9.433/1997, conhecida como Lei das Águas, que estabelece diretrizes para a normatização e tomadas de decisões relacionadas às bacias hidrográficas. O estado de São Paulo está dividido em 22 unidades hidrográficas e a do estudo em questão, a Bacia Hidrográfica do rio São José dos Dourados ou UGRHI-18, situada no noroeste do estado, abrange 25 municípios como sede dentro da bacia. Este trabalho investigou o conhecimento e a percepção de estudantes de Ensino Médio nos municípios de Suzanápolis e Monte Aprazível a respeito de bacias hidrográficas e a relação com o ambiente local. A pesquisa foi realizada por meio da aplicação de um questionário contendo questões abertas e fechadas, abordando temas como às águas subterrâneas e superficiais, manejo de resíduos sólidos, uso e ocupação do solo e biodiversidade. Nas questões abertas e fechadas, os dados foram analisados de acordo com a estatística descritiva por meio de porcentagem e a Análise de Conteúdo de Bardin, respectivamente. Os resultados mostraram diferenças nos conhecimentos e percepções dos estudantes das escolas de Suzanápolis e Monte Aprazível, entretanto, em ambas, a maioria apresentou dificuldades em questões que exigiam conhecimentos técnicos ou específicos. Por outro lado, questões relacionadas ao cotidiano foram respondidas de maneira mais consistente, demonstrando maior familiaridade. Essas diferenças sugerem que o contexto local e o acesso às informações influenciam diretamente nas percepções dos estudantes. Os dados levantados ajudaram a traçar um panorama dos estudantes com a temática das bacias hidrográficas e a sua relação com o ambiente local, apontando para a necessidade de promover maior conscientização em relação aos recursos hídricos na região.-
Descrição: dc.descriptionIt is common knowledge that water is one of the essential elements for life on Earth, being important for the survival of species and maintenance of biodiversity. In Brazil, water management is regulated by Law No. 9,433/1997, known as the Water Law, which establishes guidelines for standardization and decision-making related to river basins. The state of São Paulo is divided into 22 hydrographic units and the one in question, the São José dos Dourados River Basin or UGRHI-18, located in the northwest of the state, covers 25 municipalities as headquarters within the basin. This study investigated the knowledge and perception of high school students in the municipalities of Suzanápolis and Monte Aprazível regarding river basins and their relationship with the local environment. The research was conducted through the application of a questionnaire containing open and closed questions, addressing topics such as groundwater and surface water, solid waste management, land use and occupation, and biodiversity. In the open and closed questions, the data were analyzed according to descriptive statistics using percentages and Bardin's Content Analysis, respectively. The results showed differences in the knowledge and perceptions of students from the schools in Suzanápolis and Monte Aprazível. However, in both, the majority had difficulty with questions that required technical or specific knowledge. On the other hand, questions related to daily life were answered more consistently, demonstrating greater familiarity. These differences suggest that the local context and access to information directly influence students' perceptions. The data collected helped to outline an overview of students' understanding of the theme of watersheds and their relationship with the local environment, highlighting the need to promote greater awareness of water resources in the region.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/restrictedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectBiodiversidade-
Palavras-chave: dc.subjectGestão hídrica-
Palavras-chave: dc.subjectSaneamento básico-
Palavras-chave: dc.subjectUso e ocupação do solo-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos naturais-
Palavras-chave: dc.subjectBiodiversity-
Palavras-chave: dc.subjectWater management-
Palavras-chave: dc.subjectBasic sanitation-
Palavras-chave: dc.subjectLand use and occupation-
Palavras-chave: dc.subjectNatural resources-
Título: dc.titlePercepção de estudantes de ensino médio sobre bacias hidrográficas e sua relação com o ambiente local-
Título: dc.titlePerception of high school students about watersheds and their relationship with the local environment-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.