Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ramos, Eugenio Maria de França | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Gomes, Alexandre Ubeda | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:40:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:40:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/259302 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259302 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho discute o ensino de física com foco na transformação das práticas pedagógicas e na desconstrução do modelo tradicional de ensino. A proposta discute o uso de instrumentos cotidianos para formular práticas pedagógicas mais acessível. O estudo se pautou por uma abordagem qualitativa, com relatos autobiográficos de práticas pedagógicas durante o estágio supervisionado da disciplina Prática de Ensino da Licenciatura em Física, da UNESP Campus de Rio Claro. Analisamos a partir de uma aula sobre eletricidade, como dois recursos didáticos e experimentais com itens comuns cotidianos puderam se constituir em contraponto à visão tradicional de que a física é difícil e distante da realidade dos estudantes. Com base nas ideias de educadores como Paulo Freire e Maria Montessori, o texto enfatiza a importância de uma educação humanista e dialógica, que respeita o contexto e o diálogo com os educandos, no sentido de promover sua ativa participação no processo de ensino. A ludicidade é vista como uma ferramenta para engajar os alunos e tornar o aprendizado mais significativo. Ao aproximar o ensino da realidade dos estudantes, com a utilização de um espremedor de frutas e discutindo a geração energia elétrica, tornar o aprendizado mais interativo e menos formal, sendo possível democratizar o conhecimento e torná-lo mais relevante para os estudantes. | - |
Descrição: dc.description | This work discusses teaching physics with a focus on transforming pedagogical practices and dismantling the traditional teaching model. The proposal considers the use of everyday objects to develop more accessible teaching methods. The study is based on a qualitative approach, using autobiographical accounts from pedagogical practices during the supervised internship of the Teaching Practice course in the Physics Teaching Degree at UNESP, Rio Claro Campus. Through an analysis of a lesson on electricity, the study explores how two experimental teaching tools, created using common household items, served as a counterpoint to the traditional perception that physics is difficult and disconnected from students' realities. Inspired by educators like Paulo Freire and Maria Montessori, the text emphasizes the importance of humanistic and dialogic education, valuing students' contexts and fostering active engagement in the learning process. Playfulness is presented as a way to engage students and make learning more meaningful. By connecting teaching to students' daily lives, such as using a fruit juicer to explain electricity generation, the study shows how making learning interactive and less formal can democratize knowledge and make it more relevant to students. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experimentos didáticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino dialógico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didactic experiments | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dialogic teaching | - |
Título: dc.title | Física para todos: o ensino pode tornar o conhecimento mais acessivel | - |
Título: dc.title | Physics for all: education can make knowledge attainable | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: