TIMOL: de criança para criança: um estudo sobre os princípios artísticos e pedagógicos do grupo Teatro Infantil Monteiro Lobato

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRomano, Lucia Regina Vieira-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorLima, Nuno Marchezi Olivieri de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T16:59:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T16:59:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-18-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-18-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/259278-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259278-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho aborda o Teatro Infantil Monteiro Lobato (TIMOL), grupo histórico de teatro infanto-juvenil de São Paulo, que formou o autor tanto pessoal quanto profissionalmente. A pesquisa explora a trajetória do TIMOL desde sua fundação em 1965 até 2019, destacando suas práticas artísticas e pedagógicas singulares, nas quais crianças e jovens criam e apresentam peças para outras crianças e jovens. Valendo-se de entrevistas, materiais históricos e experiências vividas, o autor examina a importância do TIMOL como um espaço de formação artística infantil. Ao final, reflete-se sobre o impacto transformador do grupo, cuja essência é manter acesa a chama da criação teatral, ao proporcionar uma vivência artística e pedagógica que marca profundamente todos os envolvidos.-
Descrição: dc.descriptionThis work addresses the Monteiro Lobato Children's Theater (TIMOL), a historic youth theater group from São Paulo that shaped the author both personally and professionally. The research explores TIMOL's trajectory from its foundation in 1965 until 2019, highlighting its unique artistic and pedagogical practices, in which children and young people create and perform plays for other children and young people. Using interviews, historical materials, and lived experiences, the author examines the importance of TIMOL as a space for children's artistic education. In the end, there is a reflection on the group's transformative impact, whose essence is to keep the flame of theatrical creation alive by providing an artistic and pedagogical experience that profoundly marks all those involved.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro infantojuvenil brasileiro-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro na educação-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro e sociedade-
Título: dc.titleTIMOL: de criança para criança: um estudo sobre os princípios artísticos e pedagógicos do grupo Teatro Infantil Monteiro Lobato-
Título: dc.titleTIMOL: done by kids, for kids - an essay on the artistic and pedagogical principles of the group Monteiro Lobato Children's Theatre-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.