Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ferrari, Agnaldo José | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Locali, Mateus José | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:18:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:18:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/259274 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259274 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem como objetivo propor a inclusão da Aritmética como uma nova unidade temática na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os anos finais do Ensino Fundamental. Inicialmente, é feita uma análise detalhada da BNCC, abordando as competências, habilidades e unidades temáticas previstas no documento, com especial atenção à Matemática. É destacada a ausência de uma unidade dedicada à Aritmética, apesar de sua importância no desenvolvimento do pensamento lógico-matemático. A partir dessa constatação, o estudo sugere a criação de uma unidade temática específica para Aritmética, que inclui tópicos como Congruência Modular e introdução à Criptografia. Além disso, são propostas habilidades que possam ser trabalhadas dentro dessa nova unidade, considerando a relevância desses conceitos para a formação matemática dos estudantes. Para apoiar a implementação dessa proposta, o trabalho apresenta sequências didáticas voltadas para professores do Ensino Fundamental, oferecendo orientações práticas de como abordar os novos temas em sala de aula. Com isso, espera-se contribuir para o fortalecimento do ensino da Aritmética e enriquecer o currículo escolar com conteúdos que dialoguem com a realidade contemporânea e seus desafios matemáticos. | - |
Descrição: dc.description | This work aims to propose the inclusion of Arithmetic as a new thematic unit in the National Common Curricular Base (BNCC) for the final years of elementary school. Initially, a detailed analysis of the BNCC is conducted, addressing the competencies, skills, and thematic units outlined in the document, with special attention to Mathematics. The absence of a unit dedicated to Arithmetic is highlighted, despite its importance in the development of logical-mathematical thinking. Based on this observation, the study suggests the creation of a specific thematic unit for Arithmetic, which includes topics such as Modular Congruence and an introduction to Cryptography. Additionally, skills that can be developed within this new unit are proposed, considering the relevance of these concepts for students’ mathematical education. To support the implementation of this proposal, the work presents didactic sequences aimed at elementary school teachers, offering practical guidance on how to address the new topics in the classroom. It is hoped that this contribution will strengthen the teaching of Arithmetic and enrich the school curriculum with content that connects to contemporary realities and their mathematical challenges. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática (Ensino fundamental) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aritmética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Congruências e restos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arithmetic | - |
Palavras-chave: dc.subject | National Common Curricular Base- BNCC | - |
Palavras-chave: dc.subject | Final Years of Elementary School | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modular congruence | - |
Título: dc.title | Aritmética na BNCC: uma proposta para os anos finais do Ensino Fundamental | - |
Título: dc.title | Arithmetic in the BNCC: a proposal for the final years of Elementary Education | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: