
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Abreu-Tardelli, Lília Santos | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Cardoso, Francisco Octávio Ferreira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:26:58Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:26:58Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-22 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/259265 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259265 | - |
| Descrição: dc.description | O objetivo deste estudo é descrever e analisar as dimensões linguísticas e multimodais de apresentações orais em formato de Three Minute Thesis (3MT) visando ao ensino de Divulgação Científica em cursos de licenciatura por meio de um modelo didático. O corpus é composto por 10 apresentações em formato de 3MT realizadas por alunos de licenciatura de Ciências Biológicas, Física e Letras de uma universidade pública. Os discentes cursaram a disciplina de Prática de Leitura e Produção de Textos II, em que o 3MT foi ensinado com base no modelo proposto por Abreu-Tardelli (2021a; 2021b), e realizaram pesquisas sobre um tema escolhido por eles. Para a análise dos dados e interpretação dos resultados, são utilizados os aportes teóricos e metodológicos do interacionismo sociodiscursivo (Bronckart, 1999/2009, 2006), complementados pelas inclusões de Machado e Bronckart (2009); a sua vertente didática, encabeçada pela Equipe de Didática de Línguas de Genebra (Schneuwly; Dolz, 2004), além de propostas para a análise de gêneros da fala pública contemporânea (Rossette-Crake, 2019) e para a transposição didática de gêneros orais e multimodais (Zani; Dolz, 2019). Os procedimentos metodológicos consistem em analisar o contexto sócio-histórico (Machado, 2007), o contexto de produção e a arquitetura textual (Bronckart, 2006), os meios não linguísticos (Dolz; Schneuwly; Haller, 2004), os gestos (Rossette-Crake, 2019) e categorias elaboradas a partir dos dados, como o slide único e o uso de roteiro na apresentação. Os resultados apontam para uma redefinição do modelo didático desse gênero para o desenvolvimento de capacidades linguageiras para a Divulgação Científica em licenciandos, levando em conta o tempo da apresentação, o uso de roteiro físico e a tomada de consciência dos gestos entre as dimensões ensináveis. | - |
| Descrição: dc.description | This study aims to describe and analyze the language regularities and multimodal dimensions of oral presentations in the Three Minute Thesis (3MT) format, aiming to Scientific Dissemination teaching in undergraduate programs based on a didactic model. The corpus consists of 10 3MT carried out by undergraduate students from Biology, Physics, and Languages and Literatures courses at a public university. The students had taken a course on “Prática de Leitura e Produção de Textos II”, where the 3MT format was taught based on the model proposed by Abreu-Tardelli (2021a; 2021b), and they had conducted research on a topic of their choice. Data analysis and interpretation of results utilize the theoretical and methodological frameworks of sociodiscursive interactionism (Bronckart, 1999/2009, 2006), complemented by inclusions of Machado and Bronckart, (2009); its didactic approach led by the Languages' Didactic Group of the School of Geneva (Schneuwly; Dolz, 2004), as well as contemporary public speaking genre analysis proposals (Rossette-Crake, 2019) and didactic transposition of oral and multimodal genres (Zani; Dolz, 2019). Methodological procedures include analyzing the specific socio-historical context (Machado, 2007), the production context, and textual architecture (Bronckart, 2006), non-linguistic features (Dolz; Schneuwly; Haller, 2004), gestures (Rossette-Crake, 2019), and categories derived from the data, such as the use of a one-slide presentation and physical script in the performance. Results indicate a redefinition of the didactic model for this genre to develop linguistic skills for Scientific Dissemination among undergraduates and graduates, taking into account the length of the presentations, the use of physical scripts, and awareness of gestures among the teachable dimensions. | - |
| Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
| Descrição: dc.description | CAPES: 88887.693980/2022-00 | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Three Minute Thesis | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Modelo didático | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Divulgação científica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Multimodalidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Oralidade e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Didactic Model | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Scientific dissemination | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Multimodality | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Orality and teaching | - |
| Título: dc.title | As dimensões linguísticas e multimodais de apresentações orais em formato de 3MT de licenciandos: contribuições para o ensino de divulgação científica a partir de um modelo didático | - |
| Título: dc.title | The linguistic and multimodal dimensions of 3MT presentations by undergraduates: contributions to the teaching of scientific dissemination based on a didactic model | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: