Educação e Educação Física escolar: vamos aprender funk?

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorHunger, Dagmar Aparecida Cynthia França-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorForni, Elaine Patricia Duarte-
Autor(es): dc.creatorHunger, Dagmar Aparecida Cynthia França-
Autor(es): dc.creatorDel Masso, Maria Candida.-
Autor(es): dc.creatorSilveira, Sergio Roberto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T21:52:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T21:52:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-17-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-17-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/259252-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259252-
Descrição: dc.descriptionEste Recurso Educacional foi construído a partir da pesquisa de mestrado intitulada Educação e Educação Física escolar: em questão, o funk, para inspirar e produzir novas práticas educativas de professores(as) e pesquisadores(as). Sua proposta é dar ao funk uma significação na sua intervenção na Educação e na Educação Física escolar. Com raízes profundas no movimento negro, o funk traz uma linguagem própria, capaz de dialogar com as vivências e realidades estudantis. Por meio de seus elementos, os jovens conseguem se expressar culturalmente e aprender com essas experiências. Eles passam, assim, a se reconhecer como sujeitos sociais e protagonistas de suas histórias e ações. Dessa forma, a melhor estratégia não é proibir o funk, mas chamá-lo para fazer parte da escola, das aulas, com uma metodologia didática e reflexiva, com possibilidade de ocupar um lugar no currículo organizado. Assim, por meio de análises das referências teóricas estudadas que fundamentam o funk, a dança e a cultura, atrelados ao pensamento de autores, escritores e profissionais da Educação, este Recurso Educacional vem concretizar o currículo em seu nível de ensino e apoiar todos(as) os(as) estudantes e profissionais da Educação. Convidamos a todos(as) a conhecerem a cultura funk, dançando, vivenciando, preservando e propagando o que aprenderam, para que, juntos(as), consigamos fazer da escola um ambiente educativo, inclusivo e vibrante.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Relação: dc.relationDissertação de mestrado: Educação e Educação Física escolar: em questão, o funk-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Física Escolar-
Palavras-chave: dc.subjectFunk-
Palavras-chave: dc.subjectDança-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectMétodo dialético-
Título: dc.titleEducação e Educação Física escolar: vamos aprender funk?-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.