A adolescência e o espaço urbano: a percepção da paisagem do quadrilátero central de Presidente Prudente-SP

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVermeersch, Paula Ferreira-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorAguiar, Victor Martins de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T22:29:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T22:29:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-17-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-17-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/259248-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259248-
Descrição: dc.descriptionO espaço urbano é importante para as relações entre as pessoas, mas vem se reconhecendo sua influência no desenvolvimento da cidadania na adolescência. Diferentes trabalhos nos últimos anos, principalmente, no âmbito da pedagogia, geografia, arquitetura e urbanismo, têm discutido a relevância do espaço urbano como instrumento de educação e cidadania, e as diretrizes do planejamento urbano, que devem ser pensadas e adotadas, para potencializar tais características. Neste sentido, esta pesquisa qualitativa descreveu e analisou a percepção de adolescentes de duas turmas do ensino fundamental II de uma escola pública a respeito dos elementos integrantes da paisagem do quadrilátero central de Presidente Prudente-SP. Na representação da percepção foi adotado a técnica do desenho dirigido a partir de mapas mentais. Também houve a análise das políticas públicas da cidade voltadas à infância e adolescência e, ao final, indicou-se parâmetros que devem ser incorporados ao planejamento urbano, visando maior permanência e interação com a área central, em especial, a Rua Tenente Nicolau Maffei, conhecido como Calçadão, e a Praça 9 de Julho.-
Descrição: dc.descriptionUrban space is important for relationships between people, but can be recognized its influence on the development of citizenship in teenagerhood. Different works in recent years, mainly in the field of pedagogy, geography, architecture and urbanism, have discussed the relevance of urban space as an instrument of education and citizenship, and the urban planning guidelines that should be considered and adopted in order to enhance these characteristics. In this sense, this qualitative research described and analyzed the perception of teenagers from two elementary school classes in a public school regarding the elements that make up the landscape of the central square of Presidente Prudente-SP. The technique used to represent this perception was directed drawing based on mind maps. There was also an analysis of the city's public policies aimed at children and teens and, in the end, parameters were indicated that should be incorporated into urban planning, with a view to greater permanence and interaction with the central area, especially, Rua Tenente Nicolau Maffei, known as Calçadão, and Praça 9 de Julho.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAdolescência-
Palavras-chave: dc.subjectPaisagem-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas públicas-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento urbano-
Palavras-chave: dc.subjectPresidente Prudente-
Palavras-chave: dc.subjectTeenagerhood-
Palavras-chave: dc.subjectLandscape-
Palavras-chave: dc.subjectPublic policies-
Palavras-chave: dc.subjectUrban planning-
Título: dc.titleA adolescência e o espaço urbano: a percepção da paisagem do quadrilátero central de Presidente Prudente-SP-
Título: dc.titleTeenagerhood and urban space: perception landscape of the downtown of Presidente Prudente-SP-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.