
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Souza, Rogéria Cristiane Gratão de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Bacca, Paola Guedes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:21:48Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:21:48Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-03 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/259234 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259234 | - |
| Descrição: dc.description | A usabilidade e a experiência do usuário são aspectos fundamentais no desenvolvimento de sistemas interativos, especialmente em ambientes digitais, como interfaces web. Garantir que os usuários possam interagir de maneira eficaz, eficiente e satisfatória com um sistema é essencial para sua aceitação e sucesso no mercado. Para isso, é indispensável compreender como a mente humana processa informações e interage com o ambiente externo. Com o objetivo de auxiliar designers na criação de produtos mais eficazes, este trabalho apresenta um guia de usabilidade que integra princípios de usabilidade e conceitos da psicologia comportamental. Após a definição das diretrizes, foi conduzido um teste de usabilidade para validar a solução proposta. Para tanto, um site foi reformulado a partir das diretrizes do guia e pessoas foram convidadas a avaliar o resultado. Com isso, observou-se que 72,8% dos participantes consideraram o site desenvolvido com base no guia intuitivo, enquanto 63,6% o avaliaram como fácil de usar. Além disso, o guia foi apresentado a designers, sendo que 58,3% julgaram o guia intuitivo e 66,6% consideraram sua aplicação prática simples. Conclui-se, portanto, que o guia proposto contribui significativamente para aprimorar a experiência dos usuários, sendo também bem avaliado pelos designers participantes pela sua clareza e aplicabilidade. | - |
| Descrição: dc.description | Usability and user experience are fundamental to developing interactive systems, especially in digital environments like web interfaces. Ensuring that users can interact effectively, efficiently, and satisfactorily with a system is essential for its acceptance and success in the market. So, it is crucial to understand how the human mind processes information and interacts with the external environment. To assist designers in creating more effective products, this study presents a usability guide that integrates usability principles with concepts from behavioral psychology. Following the definition of the guidelines, we conducted a usability test to validate the proposed solution. To this end, a website was redesigned based on the guide's guidelines, and individuals were invited to evaluate the results. It was observed that 72.8% of participants found the website developed according to the guide to be intuitive, while 63.6% rated it as easy to use. Additionally, the guide was presented to designers, with 58.3% considering it intuitive and 66.6% finding its practical application straightforward. In conclusion, the proposed guide significantly enhances user experience and has been positively evaluated by participating designers for its clarity and applicability. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Psicologia comportamental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Experiência do usuário | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Design de interface | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Usabilidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Behavioral psychology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | User experience | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Interface design | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Usability | - |
| Título: dc.title | Guia de usabilidade para sites com aplicação da psicologia comportamental | - |
| Título: dc.title | Usability guide for websites with application of behavioral psychology | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: