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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | De Bonis, Mauricio Funcia | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Zaine, Alfredo Faria | - |
Autor(es): dc.creator | Muniz, Alisson Queiroz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:28:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:28:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/259197 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259197 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho analisa os tratados musicais dos séculos XVII e XVIII, com destaque para A Treatise of Good Taste in the Art of Musick (1749) e The Art of Playing on the Violin (1751), de Francesco Geminiani, além de Versuch einer Anweisung die Flöte traversière zu spielen (1752), de Johann Joachim Quantz. O objetivo principal é compreender como essas obras estruturaram práticas pedagógicas e interpretativas no período barroco e identificar sua relevância para a educação musical contemporânea. A pesquisa insere o ensino musical no contexto do Antigo Regime, marcado pela exclusividade às elites aristocráticas e religiosas, e examina como os tratados não apenas difundiam técnicas musicais, mas também reforçavam o prestígio dos mestres. Esses textos abordam aspectos como ornamentação, técnica instrumental e interpretação estilística, refletindo os valores estéticos da época, como o "bom gosto" e a expressividade musical. Além disso, o estudo estabelece conexões com abordagens contemporâneas de ensino musical, destacando as contribuições de Keith Swanwick e Hans-Joachim Koellreutter, que priorizam criatividade, improvisação e inclusão no aprendizado. A comparação revela a permanência de princípios técnicos e expressivos do período barroco na formação musical moderna e sugere que integrar esses ensinamentos históricos aos currículos atuais pode promover um equilíbrio entre tradição e inovação, enriquecendo o campo da educação musical. | - |
Descrição: dc.description | This research examines some musical treatises of the 17th and 18th centuries, focusing on A Treatise of Good Taste in the Art of Musick (1749) and The Art of Playing on the Violin (1751) by Francesco Geminiani, as well as Versuch einer Anweisung die Flöte traversière zu spielen (1752) by Johann Joachim Quantz. The main objective is to understand how these works shaped pedagogical and interpretative practices during the Baroque period and to identify their relevance to contemporary music education. The study situates musical teaching within the context of the Old Regime, characterized by its exclusivity to aristocratic and religious elites, and explores how these treatises not only disseminated musical techniques but also reinforced the prestige of their authors. These texts address elements such as ornamentation, instrumental technique, and stylistic interpretation, reflecting the aesthetic values of the time, such as ‘good taste’ and musical expressiveness. Moreover, the research establishes connections with contemporary music education approaches, emphasizing the contributions of Keith Swanwick and Hans-Joachim Koellreutter, who advocate for creativity, improvisation, and inclusion in learning. This comparison highlights the enduring influence of Baroque principles in modern musical training and suggests that integrating these historical teachings into current curricula can promote a balance between tradition and innovation, enriching the field of music education. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música - Instrução e estudo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música - Interpretação (Fraseado, dinâmica, etc) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música - Análise, apreciação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ornamento musical | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música - Século XVII | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música - Século XVIII | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática interpretativa (Música) | - |
Título: dc.title | O ensino de música no periodo barroco | - |
Título: dc.title | Music education in the Baroque period | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
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