Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Dornfeld, Carolina Buso | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Belletti, Iris Prates | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:50:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:50:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/259183 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259183 | - |
Descrição: dc.description | Sob a perspectiva da Sociedade de Risco de Ulrich Beck, o ensino de Ciências e Biologia ganha relevância ao abordar riscos globais, preparando as gerações futuras com ferramentas para compreender e enfrentar os desafios socioambientais modernos. A Educação para o Risco tem se destacado como uma abordagem educacional essencial, especialmente em Ciências da Natureza, capacitando indivíduos para lidar de forma consciente e responsável com os riscos contemporâneos. No campo da segurança alimentar, sua aplicação é fundamental para promover habilidades e conhecimentos sobre a produção e distribuição de alimentos, permitindo decisões assertivas frente a desafios como contaminações e eventos climáticos. Alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, como o ODS 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável), essa educação contribui para um sistema alimentar mais saudável e sustentável. O objetivo do presente trabalho foi verificar a presença do tema Segurança Alimentar em três coleções didáticas para Ensino Médio, cada uma com seis volumes na área do conhecimento de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, contempladas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2021. O trabalho em questão possui natureza qualitativa, foi realizada uma Análise Textual Discursiva, método para compreensão aprofundada dos textos, visando conhecer a abordagem, metodologias e contextualização do tema nessas obras sob a perspectiva da Sociedade de Risco de Ulrich Beck. Foi possível encontrar fragmentos, categorizados em agrotóxicos, alimentação, segurança alimentar e sustentabilidade; que englobam Riscos Ambientais, Industrial e Tecnológico e Econômicos, Geopolíticos e Sociais. Por meio destes fragmentos, pode-se realizar a Educação para o Risco, buscando sensibilizar os estudantes ao pensamento crítico e assertividade sobre suas escolhas de vida e de futuro dentro da sociedade. Embora as coleções abordem o tema com textos, exercícios e imagens, evidenciando sua relevância no contexto da Sociedade de Risco, a integração efetiva do tema exige maior frequência nos materiais, mediação docente ativa e um vínculo claro entre teoria, prática cotidiana e realidades diversas. | - |
Descrição: dc.description | From the perspective of Ulrich Beck's Risk Society, the teaching of Science and Biology gains relevance when addressing global risks, equipping future generations with tools to understand and face modern socio-environmental challenges. Risk Education has stood out as an essential educational approach, especially in Natural Sciences, enabling individuals to deal consciously and responsibly with contemporary risks. In the field of food security, its application is essential to promote skills and knowledge about food production and distribution, enabling assertive decisions in the face of challenges such as contamination and climate events. Aligned with the Sustainable Development Goals, such as SDG 2 (Zero Hunger and Sustainable Agriculture), this education contributes to a healthier and more sustainable food system. The objective of this study was to verify the presence of the theme Food Safety in three didactic collections for High School, each with six volumes in the area of knowledge of Natural Sciences and their Technologies, covered by the National Textbook Program (PNLD – in portuguese) 2021. The work in question is qualitative in nature; a Discursive Textual Analysis was carried out, a method for in-depth understanding of the texts, aiming to know the approach, methodologies and contextualization of the theme in these works from the perspective of Ulrich Beck's Risk Society. It was possible to find fragments, categorized into pesticides, food, food safety and sustainability; which encompass Environmental, Industrial and Technological Risks, and Economic, Geopolitical and Social Risks. Through these, Risk Education can be carried out, seeking to make students more critical and assertive about their life choices and future within society. Although the collections address the topic with texts, exercises and images, highlighting its relevance in the context of the Risk Society, the effective integration of the topic requires greater frequency in the materials, active teaching mediation and a clear link between theory, daily practice and diverse realities. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/restrictedAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Segurança alimentar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livro didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociedade de risco | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ulrich Beck | - |
Palavras-chave: dc.subject | Food security | - |
Palavras-chave: dc.subject | Textbook | - |
Palavras-chave: dc.subject | Risk society | - |
Título: dc.title | A segurança alimentar no cotidiano sob a ótica da Sociedade de risco de Ulrich Beck | - |
Título: dc.title | Food safety in everyday life from the perspective of Ulrich Beck's Risk society | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: