
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Almeida, Marina Castro de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Alves, Fernando Henrique Bossi | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:10:44Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:10:44Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-13 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/259173 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259173 | - |
| Descrição: dc.description | As mídias visuais que vieram se desenvolvendo desde pinturas até fotografias e o cinema, se mostram como formas de consolidação da imagem na nossa percepção e interação com o mundo. A geografia, desde seus primórdios como ciência, muito se preocupou com as aparências, os formatos e os significados das concretudes do mundo – sejam elas naturais ou culturais. O presente trabalho busca fortalecer a ponte entre os estudos de natureza geográfica, atrelados à representação imagética do cinema, abordando especificamente o filme Sul-Coreano Parasita (2019) que não só possui qualidades enquanto produção artística, mas também como invólucro de fortes críticas e expositor de tensionamentos socioespaciais da vida contemporânea. Após uma breve análise do estado da arte e um panorama do entendimento entre a relação geografia-cinema, o filme em destaque foi descrito em sua dimensão narrativa, pontuando e descrevendo personagens e pontos essenciais da trama para compreensão dos eventos. Em sequência, foram extraídos painéis e sequências que deixam evidentes a geografia que pode se ver contida no filme, e como conceitos e teorias da bibliografia podem ser entendidos ao decorrer do filme. Por fim, foram observadas e pensadas as geografias expressas na obra, assim como sua capacidade de representação, produção e reprodução do espaço, através das imagens em movimento. | - |
| Descrição: dc.description | Visual media, which have evolved from paintings and photographs to cinema, serve as forms of consolidating images in our perception and interaction with the world. Geography, since its inception as a science, has been deeply concerned with appearances, forms, and the meanings of the tangible aspects of the world—whether natural or cultural. This study aims to strengthen the bridge between geographical studies and cinematic representation, specifically addressing the South Korean film Parasite (2019), which not only possesses qualities as an artistic production but also serves as a vessel for strong critiques and as an expositor of socio-spatial tensions in contemporary life. After a brief analysis of the state of the art and an overview of the understanding of the geography-cinema relationship, the aforementioned film was described in its narrative dimension, highlighting and describing characters and essential plot points for understanding the events. Subsequently, panels and sequences were extracted that clearly show the geographies contained in the film, and how concepts and theories from the bibliography can be understood throughout it. Finally, the geographies expressed in the work were observed and considered, as well as its capacity for representation, production, and reproduction of space through the use of moving images. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geografia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cinema | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Parasita | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Representação imagética | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Produção e reprodução do espaço | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geography | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Parasite | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Image representation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Production and reproduction of space | - |
| Título: dc.title | Geografia e cinema: conceitos e teorias no filme Parasita (2019) | - |
| Título: dc.title | Geography and cinema: concepts and theories in the film Parasite (2019) | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: