O lugar da Sociologia nos currículos paulistas entre 1986 e 2023

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMendonça, Sueli Guadalupe de Lima-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorFarias Junior, Nivaldo Bonora de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:55:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:55:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-16-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-16-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/259165-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259165-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa investiga a trajetória da Sociologia nos currículos da educação básica no estado de São Paulo, abrangendo o período de 1980 a 2023. O estudo tem como objetivo compreender como a Sociologia foi integrada e modificada nos currículos paulistas, considerando aspectos pedagógicos e políticos. Para isso, adotou-se uma metodologia qualitativa, que inclui análise documental de políticas educacionais e propostas curriculares, como as da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP), São Paulo Faz Escola (SPFE), e Currículo em Ação, além de documentos nacionais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), as Orientações Curriculares Nacionais (OCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa também revisa publicações acadêmicas relevantes, como teses e artigos científicos, para contextualizar as mudanças observadas. A análise se baseia no materialismo histórico-dialético, permitindo avaliar a influência de fatores políticos, econômicos e sociais sobre a disciplina. O estudo revela diferentes fases de inclusão e desmobilização da Sociologia, desde as primeiras tentativas de sua implementação, passando pela obrigatoriedade estabelecida pela Lei Federal n. 11.684/2008, até as recentes mudanças trazidas pela reforma do ensino médio e a BNCC. Conclui-se que o lugar da Sociologia no currículo paulista reflete um processo dinâmico, influenciado por diversos fatores históricos, políticos e pedagógicos.-
Descrição: dc.descriptionThis research investigates the trajectory of Sociology in the basic education curricula of the state of São Paulo, covering the period from 1980 to 2023. The study aims to understand how Sociology was integrated and changed in São Paulo's curricula, considering pedagogical and political aspects. A qualitative methodology was adopted, which includes documentary analysis of educational policies and curricular proposals, such as those from the Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP), São Paulo Faz Escola (SPFE), and Currículo em Ação, as well as national documents like the Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), the Orientações Curriculares Nacionais (OCN), and the Base Nacional Comum Curricular (BNCC). The research also reviews relevant academic publications, such as theses and scientific articles, to contextualize the observed changes. The analysis is grounded in historical-dialectical materialism, allowing for an evaluation of the influence of political, economic, and social factors on the subject. The study reveals different phases of inclusion and demobilization of Sociology, from the initial implementation attempts, through the compulsory status established by Federal Law n. 11.684/2008, to recent changes brought by high school reform and the BNCC. It concludes that the role of Sociology in São Paulo's curriculum reflects a dynamic process influenced by various historical, political, and pedagogical factors.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Descrição: dc.descriptionCAPES: 001-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículos paulistas-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de sociologia-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia no ensino médio-
Palavras-chave: dc.subjectSão Paulo curriculum-
Palavras-chave: dc.subjectSociology and high school-
Palavras-chave: dc.subjectEducational policies-
Título: dc.titleO lugar da Sociologia nos currículos paulistas entre 1986 e 2023-
Título: dc.titleThe place of Sociology in São Paulo curricula between 1986 and 2023-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.