Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Osti, Andréia | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Vitória de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:09:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:09:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/259161 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259161 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho realizou uma investigou a temática da Satisfação Acadêmica no ensino superior, analisando quais são os fatores que envolvem a satisfação e a insatisfação dos estudantes com a vida acadêmica e como corroboram para a permanência ou abandono dos universitários. A pesquisa bibliográfica qualitativa e descritiva utilizou artigos de bases como Scielo e acervos das bibliotecas da Unicamp, USP e UNESP, considerando publicações dos últimos cinco anos. Foram exploradas cinco dimensões: Institucional, Profissional, Interpessoal, Recursos Financeiros, Aprendizagem/Rendimento Acadêmico e Ensino. Resultados indicaram que a pandemia impactou significativamente os estudantes, com altos níveis de ansiedade e sintomas obsessivo-compulsivos (Pereira, 2021). A satisfação acadêmica, segundo Almeida (2019), afeta positivamente ou negativamente o desenvolvimento social, relacional e cognitivo dos discentes ao longo da graduação. Este estudo contribui para compreender os fatores que influenciam a experiência acadêmica e busca auxiliar no desenvolvimento de práticas que promovam maior satisfação no ambiente universitário. | - |
Descrição: dc.description | The present work carried out an investigation into the topic of Academic Satisfaction in higher education, analyzing the factors that involve students' satisfaction and dissatisfaction with academic life and how they contribute to the retention or abandonment of university students. The qualitative and descriptive bibliographic research used articles from databases such as Scielo and collections from the libraries of Unicamp, USP and UNESP, considering publications from the last five years. Five dimensions were explored: Institutional, Professional, Interpersonal, Financial Resources, Learning/Academic Performance and Teaching. Results indicated that the pandemic significantly impacted students, with high levels of anxiety and obsessive-compulsive symptoms (Pereira, 2021). Academic satisfaction, according to Almeida (2019), positively or negatively affects the social, relational and cognitive development of students throughout their undergraduate studies. This study contributes to understanding the factors that influence the academic experience and seeks to assist in the development of practices that promote greater satisfaction in the university environment. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Satisfação acadêmica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pandemia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Academic satisfaction | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pandemic | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universit | - |
Título: dc.title | Os impactos pessoais e acadêmicos para os estudantes que iniciaram a universidade durante a pandemia do Covid-19 | - |
Título: dc.title | The personal and academic impacts for students starting university during the Covid-19 pandemic | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: