Os impactos pessoais e acadêmicos para os estudantes que iniciaram a universidade durante a pandemia do Covid-19

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOsti, Andréia-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Vitória de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T17:09:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T17:09:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-16-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-16-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/259161-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259161-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho realizou uma investigou a temática da Satisfação Acadêmica no ensino superior, analisando quais são os fatores que envolvem a satisfação e a insatisfação dos estudantes com a vida acadêmica e como corroboram para a permanência ou abandono dos universitários. A pesquisa bibliográfica qualitativa e descritiva utilizou artigos de bases como Scielo e acervos das bibliotecas da Unicamp, USP e UNESP, considerando publicações dos últimos cinco anos. Foram exploradas cinco dimensões: Institucional, Profissional, Interpessoal, Recursos Financeiros, Aprendizagem/Rendimento Acadêmico e Ensino. Resultados indicaram que a pandemia impactou significativamente os estudantes, com altos níveis de ansiedade e sintomas obsessivo-compulsivos (Pereira, 2021). A satisfação acadêmica, segundo Almeida (2019), afeta positivamente ou negativamente o desenvolvimento social, relacional e cognitivo dos discentes ao longo da graduação. Este estudo contribui para compreender os fatores que influenciam a experiência acadêmica e busca auxiliar no desenvolvimento de práticas que promovam maior satisfação no ambiente universitário.-
Descrição: dc.descriptionThe present work carried out an investigation into the topic of Academic Satisfaction in higher education, analyzing the factors that involve students' satisfaction and dissatisfaction with academic life and how they contribute to the retention or abandonment of university students. The qualitative and descriptive bibliographic research used articles from databases such as Scielo and collections from the libraries of Unicamp, USP and UNESP, considering publications from the last five years. Five dimensions were explored: Institutional, Professional, Interpersonal, Financial Resources, Learning/Academic Performance and Teaching. Results indicated that the pandemic significantly impacted students, with high levels of anxiety and obsessive-compulsive symptoms (Pereira, 2021). Academic satisfaction, according to Almeida (2019), positively or negatively affects the social, relational and cognitive development of students throughout their undergraduate studies. This study contributes to understanding the factors that influence the academic experience and seeks to assist in the development of practices that promote greater satisfaction in the university environment.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectSatisfação acadêmica-
Palavras-chave: dc.subjectPandemia-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade-
Palavras-chave: dc.subjectAcademic satisfaction-
Palavras-chave: dc.subjectPandemic-
Palavras-chave: dc.subjectUniversit-
Título: dc.titleOs impactos pessoais e acadêmicos para os estudantes que iniciaram a universidade durante a pandemia do Covid-19-
Título: dc.titleThe personal and academic impacts for students starting university during the Covid-19 pandemic-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.