
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Fabri, Eliane Isabel | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Lílian Aparecida | - |
| Autor(es): dc.creator | Bento, João Pedro Moraes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:30:47Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:30:47Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-03 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/259150 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259150 | - |
| Descrição: dc.description | No ano de 2022 a 2024 ocorreu um programa de bolsa promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) chamado Residência Pedagógica (RP) cujo o objetivo segundo o Ministério da Educação, é fortalecer e aprofundar a formação teórico e prática de estudantes de cursos de licenciatura, contribuir para a construção da identidade profissional docente dos licenciandos, estabelecer corresponsabilidade entre redes de ensino e escolas na formação inicial de professores, valorizar a experiência dos professores da educação básica na preparação dos licenciandos para a sua futura atuação profissional, induzir a pesquisa colaborativa e a produção acadêmica com base nas experiências vivenciadas em sala de aula e o presente trabalho buscou investigar as expectativas e contribuições que o programa RP promoveu para os professores preceptores que participaram do programa RP visto que o objetivo do programa não é focado na formação docente do professor atuante mas sim focado na formação inicial dos graduandos de licenciatura em Educação Física através de entrevistas semiestruturada com um roteiro pré-preparado juntamente com a orientadora e coordenadoras do programa RP. Em suma os professores entrevistados entraram para o programa com a expectativa de adquirir novos conhecimentos, variar suas atividades e auxiliar os graduandos residentes na prática da profissão. Ao questioná-los sobre o que o programa RP agregou para a sua formação, todos os professores expuseram com suas palavras o que aprenderam, variação de atividades, conhecimentos, participaram de congressos e adquiriram novas estratégias de ensino, e ao final questionei se as expectativas que os mesmos disseram no início foram atingidas, o resultado foi positivo para essa questão, todos atingiram suas expectativas. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores preceptores | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores preceptores | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Residência Pedagógica | - |
| Título: dc.title | Contribuições do Programa Residência Pedagógica em Educação Física para a formação de professores preceptores | - |
| Título: dc.title | Contributions of the Pedagogical Residency Program in Physical Education for the training of preceptor teachers | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: