Contribuições do Programa Residência Pedagógica em Educação Física para a formação de professores preceptores

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFabri, Eliane Isabel-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Lílian Aparecida-
Autor(es): dc.creatorBento, João Pedro Moraes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T23:30:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T23:30:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-16-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-16-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/259150-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259150-
Descrição: dc.descriptionNo ano de 2022 a 2024 ocorreu um programa de bolsa promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) chamado Residência Pedagógica (RP) cujo o objetivo segundo o Ministério da Educação, é fortalecer e aprofundar a formação teórico e prática de estudantes de cursos de licenciatura, contribuir para a construção da identidade profissional docente dos licenciandos, estabelecer corresponsabilidade entre redes de ensino e escolas na formação inicial de professores, valorizar a experiência dos professores da educação básica na preparação dos licenciandos para a sua futura atuação profissional, induzir a pesquisa colaborativa e a produção acadêmica com base nas experiências vivenciadas em sala de aula e o presente trabalho buscou investigar as expectativas e contribuições que o programa RP promoveu para os professores preceptores que participaram do programa RP visto que o objetivo do programa não é focado na formação docente do professor atuante mas sim focado na formação inicial dos graduandos de licenciatura em Educação Física através de entrevistas semiestruturada com um roteiro pré-preparado juntamente com a orientadora e coordenadoras do programa RP. Em suma os professores entrevistados entraram para o programa com a expectativa de adquirir novos conhecimentos, variar suas atividades e auxiliar os graduandos residentes na prática da profissão. Ao questioná-los sobre o que o programa RP agregou para a sua formação, todos os professores expuseram com suas palavras o que aprenderam, variação de atividades, conhecimentos, participaram de congressos e adquiriram novas estratégias de ensino, e ao final questionei se as expectativas que os mesmos disseram no início foram atingidas, o resultado foi positivo para essa questão, todos atingiram suas expectativas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores preceptores-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores preceptores-
Palavras-chave: dc.subjectResidência Pedagógica-
Título: dc.titleContribuições do Programa Residência Pedagógica em Educação Física para a formação de professores preceptores-
Título: dc.titleContributions of the Pedagogical Residency Program in Physical Education for the training of preceptor teachers-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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