As crenças de professores que ensinam Matemática sobre o material digital do estado de São Paulo no processo de ensino e aprendizagem

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorJavaroni, Sueli Liberatti-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.contributorTeixeira, Franciele Santos-
Autor(es): dc.creatorRubbi, Pedro Augusto Donati-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T16:51:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T16:51:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-15-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/259147-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://lattes.cnpq.br/2607071727632066-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259147-
Descrição: dc.descriptionNeste Trabalho de Conclusão de Curso objetivamos investigar quais são as crenças dos professores que ensinam Matemática na rede estadual pública, sobre os efeitos do Material Digital do Estado de São Paulo no processo de ensino e aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo. Para a produção de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com cinco docentes, analisando suas crenças sobre os impactos do Material Digital. Dois professores trabalham na cidade de Bauru, duas em Jaú e uma em São Carlos. Os professores apresentaram suas experiências e crenças sobre o Material Digital, explicitando suas realidades e sobre as realidades de seus estudantes que observam no dia a dia. Serão explicitados os pontos positivos e problemáticas referentes às crenças dos professores entrevistados, como a facilidade de editar o Material Digital por parte dos professores, e o engessamento do currículo com a implementação do novo material didático.-
Descrição: dc.descriptionIn this Final Paper, we aim to investigate the effects of the implementation of the Digital Material from the State of São Paulo on the teaching and learning process, from the perspective of teachers in the state. This is a qualitative research. For data collection, semi-structured interviews were conducted with five teachers, analyzing their beliefs about the impacts of the Digital Material. Two teachers work in the city of Bauru, two in Jaú, and one in São Carlos. The teachers shared their experiences and beliefs about the Digital Material, outlining their own realities and those of their students as observed in their day-to-day activities. The positive aspects and issues related to the beliefs of the interviewed teachers will be discussed, such as the ease of editing the Digital Material by the teachers, and the rigidity of the curriculum with the implementation of the new teaching material.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemática-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo-
Palavras-chave: dc.subjectMaterial digital-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics education-
Palavras-chave: dc.subjectEducational policies-
Palavras-chave: dc.subjectAcademic curriculum-
Palavras-chave: dc.subjectDigital material-
Título: dc.titleAs crenças de professores que ensinam Matemática sobre o material digital do estado de São Paulo no processo de ensino e aprendizagem-
Título: dc.titleTeachers beliefs about digital material from the state of São Paulo in the teaching and learning process-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.