
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Lilian Aparecida | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Marinelli, Marilia | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:03:27Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:03:27Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-25 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/259133 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259133 | - |
| Descrição: dc.description | Oferecer ao indivíduo uma experiência positiva em esportes é essencial, pois a prática de atividades físicas favorece o desenvolvimento de habilidades motoras, aumenta a autoconfiança e contribui para uma vida mais saudável. Partindo dessas considerações, o presente trabalho teve como objetivo investigar a produção científica dos últimos dez anos, no âmbito de artigos acadêmicos, sobre gênero e mídia na iniciação esportiva no cenário dos jogos esportivos coletivos. Para isso, a trajetória metodológica foi desenvolvida com base na revisão sistemática qualitativa da literatura para sintetizar os dados disponíveis sobre a iniciação esportiva focada em esportes coletivos. Os resultados foram divididos em categorias de análise, seguindo as seguintes temáticas: 4.1 Ano de publicação, natureza e objetivos dos estudos; 4.2 Contextos e participantes dos estudos; e 4.3 As concepções e desafios no cenário da iniciação esportiva. Em síntese podemos afirmar que essa temática tem sido pouco explorada nos últimos dez anos, com uma falta de foco em questões relevantes para nossa cultura e sociedade, como as questões de gênero e a influência da mídia, ambos identificados como enfrentamentos ao longo deste trabalho. Assim, a literatura revela fragilidades em aspectos significativos que ainda precisam ser investigados na iniciação esportiva, especialmente no contexto dos jogos esportivos coletivos e temas pertinentes pra sociedade como a questão do gênero e da mídia. | - |
| Descrição: dc.description | Offering the individual a positive experience in sports is essential, as the practice of physical activities favors the development of motor skills, increases self-confidence and contributes to a healthier life. Based on these considerations, the present work aimed to investigate the scientific production of the last ten years, within the scope of academic articles, on gender and media in sports initiation in the scenario of team sports games. For this, the methodologica trajectory was developed based on a qualitative systematic review of the literature to synthesize the available data on sports initiation focused on team sports. The results were divided into categories of analysis, following the following themes: 4.1 Year of publication, nature and objectives of the studies; 4.2 Contexts and participants of the studies; and 4.3 The conceptions and challenges in the scenario of sports initiation. In summary, we can say that this theme has been little explored in the last ten years, with a lack of focus on issues relevant to our culture and society, such as gender issues and the influence of the media, both identified as confrontations throughout this work. Thus, the literature reveals weaknesses in significant aspects that still need to be investigated in sports initiation, especially in the context of team sports games and pertinent themes for society such as the issue of gender and the media. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Iniciação esportiva | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Esportes coletivos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gênero | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Futebol | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mídia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sports initiation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Team sports | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gender | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Soccer | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Media | - |
| Título: dc.title | Gênero e mídia na iniciação esportiva: uma revisão sistemática da literatura | - |
| Título: dc.title | Gender and media in sports initiation: a systematic review of the literature | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: