Trajetórias de aprendizagens basquetebolistas em contextos escolares e sociais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorHunger, Dagmar Aparecida Cynthia França-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorHungaro, Lucas Talon-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T18:56:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T18:56:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-15-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-15-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/259127-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259127-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa analisou-se o papel do basquetebol escolar e suas influências na formação de indivíduos, com foco especial nas experiências de mulheres basquetebolistas e um técnico. A pesquisa adotou a metodologia da história oral e entrevista semi-estruturada para captar as vivências e percepções dos participantes. Além disso, discutiu como a prática esportiva no ambiente educacional transcende o ensino de habilidades físicas, promovendo valores sociais como cooperação, resiliência e ética. O estudo apontou os desafios enfrentados pelas mulheres no basquetebol, devido à falta de visibilidade e desigualdades estruturais, além de destacar a relevância da mídia e das políticas públicas para ampliar o acesso e promover a inclusão no esporte feminino. A pesquisa concluiu que o basquetebol escolar contribui para o desenvolvimento social e psicológico dos estudantes, reforçando a necessidade de uma pedagogia inclusiva e metodologias que favoreçam a igualdade de oportunidades.-
Descrição: dc.descriptionThe present research analyzes the role of school basketball and its influence on individual development, focusing on the experiences of female basketball players and a coach. The study adopts oral history methodology and semi-structured interviews to capture the participants' experiences and perceptions. Furthermore, it discusses how sports practice in the educational environment transcends the teaching of physical skills, promoting social values such as cooperation, resilience, and ethics. The study highlights the challenges faced by women in basketball due to a lack of visibility and structural inequalities and emphasizes the relevance of media and public policies in expanding access and promoting inclusion in women’s sports. The research concludes that school basketball contributes to students' social and psychological development, reinforcing the need for inclusive pedagogy and methodologies that foster equal opportunities-
Descrição: dc.descriptionPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC)-
Descrição: dc.descriptionPIBIC: 2023/11935-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectBasquetebol-
Palavras-chave: dc.subjectHistória oral-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Física Escolar-
Palavras-chave: dc.subjectGênero-
Palavras-chave: dc.subjectTrajetória de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectBasketball-
Palavras-chave: dc.subjectOral history-
Palavras-chave: dc.subjectSchool Physical Education-
Palavras-chave: dc.subjectGender-
Palavras-chave: dc.subjectLearning trajectory-
Título: dc.titleTrajetórias de aprendizagens basquetebolistas em contextos escolares e sociais-
Título: dc.titleLearning trajectories of basketball players in school and social contexts-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.