Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Maia, Diego Corrêa | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Cecagno, Leonardo Henrique | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:57:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:57:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/259119 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259119 | - |
Descrição: dc.description | Tendo em vista a dificuldade de se realizar trabalho de campo no contexto escolar, além da necessidade de melhoria nas condições de ensino e aprendizagem na sala de aula, o presente trabalho propõe a realização de trabalho de campo virtual utilizando jogos eletrônicos como possibilidade didática nas aulas de Geografia. Para isso, é necessário abordar características do trabalho de campo convencional, além das dinâmicas, dos obstáculos e possibilidades que surgem com o trabalho de campo virtual. Os jogos eletrônicos são, por sua vez, abordados de modo a trazer uma aproximação do conteúdo científico oferecido na escola com o entretenimento consumido pelo aluno em casa. Realiza-se, então, uma pesquisa descritiva quando se trata do trabalho de campo, e de pesquisa exploratória quando se trata do trabalho de campo virtual e dos jogos eletrônicos, com as informações organizadas e tratadas qualitativamente através de revisão bibliográfica. Diante do exposto, verifica-se a necessidade de uma modernização do processo de ensino e aprendizagem, em um novo paradigma que tem nos jogos uma participação importante. O presente trabalho se utiliza do Red Dead Redemption 2 como jogo para efetivação de um breve estudo de caso, a fim de promover o uso dos jogos como ferramenta de ensino, sendo esse jogo apenas uma das opções viáveis para o ensino. | - |
Descrição: dc.description | Given the difficulty of conducting fieldwork in a school context, in addition to the need to improve teaching and learning conditions in the classroom, this study proposes conducting virtual fieldwork using video games as teaching possibilities in Geography classes. To do so, it is necessary to address the characteristics of conventional fieldwork, in addition to the dynamics, obstacles and possibilities that arise with virtual fieldwork. Video games are, in turn, approached in order to bring together the scientific content offered at school with the entertainment consumed by students at home. A descriptive study is then conducted when it comes to fieldwork, and exploratory research is conducted when it comes to virtual fieldwork and electronic games, with the information organized and treated qualitatively through a bibliographic review. In view of the above, there is a need to modernize the teaching and learning process, in a new paradigm that has an important role in videogames. This paper uses Red Dead Redemption 2 as a game to carry out a brief case study, in order to promote the use of games as a teaching tool, this game being just one of the viable options for teaching. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho de campo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação alternativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho de campo virtual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos eletrônicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alternative tool | - |
Palavras-chave: dc.subject | New paradigm | - |
Palavras-chave: dc.subject | Red dead redemption 2 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geography | - |
Palavras-chave: dc.subject | Field work | - |
Palavras-chave: dc.subject | Electronic games | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alternative education | - |
Título: dc.title | Ensino de Geografia no mundo digital: jogos eletrônicos e o seu papel no trabalho de campo virtual | - |
Título: dc.title | Teaching Geography in the digital world: electronic games and their role in virtual fieldwork | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: