Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Corrêa, Denise Aparecida | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Freitas, Andreza de Andrade | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:57:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:57:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/259117 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259117 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho se trata de uma pesquisa pautada na temática das africanidades brasileiras, realizada no primeiro semestre de 2024, com uma turma do 4º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em uma Escola Estadual de São Paulo, localizado no município de Bauru. Ao todo foram realizados quatro encontros com uma turma de 32 crianças, no período das aulas de educação física. O objetivo central deste estudo foi identificar e compreender os processos educativos que decorrem de uma intervenção pautada na valorização das africanidades brasileiras nas aulas de educação física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. E o objetivo específico foi entender como o ensino de africanidades nas aulas de educação física contribuem para a valorização e compreensão dos/das alunos/alunas sobre a diversidade da cultura africana e afro-brasileira. Se tratando de uma pesquisa qualitativa a coleta de dados se deu através de diários de campo realizados durante todos os encontro e entrevistas, inicial e final, em formato de questionários. Como resultados obtivemos duas categorias que representam a perspectiva das crianças sobre as africanidades brasileiras e os conteúdos abordados durante as aulas da intervenção. A partir desses resultados foi possível comparar dados iniciais e finais das entrevistas os acontecimentos e reflexões expressos pela pesquisadora nos diários de campo. | - |
Descrição: dc.description | This work involves of a search based on the theme of Brazilian Africanities, conducted in the first semester of 2024 with a 4th-grade class in the early years of Elementary School at a State School in São Paulo, located in the city of Bauru. A total of four sessions were held with a group of 32 children during physical education classes. The main objective of this study is to identify and understand the educational processes that stem from an intervention focused on valuing Brazilian Africanities in physical education classes in the early years of Elementary School. The specific objective is to understand how the teaching of Africanities in physical education classes contributes to students’ appreciation and understanding of the diversity within African and AfroBrazilian culture. As a qualitative study, data collection was carried out through field diaries recorded during each session and initial and final interviews in the form of questionnaires. The results yielded two categories that represent the children’s perspectives on Brazilian Africanities and the content covered during the intervention classes. Based on these results, it was possible to compare initial and final interviewdata, as well as the events and reflections recorded by the researcher in the field diaries. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Africanidades | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Africanities | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physical Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | School | - |
Título: dc.title | Africanidades brasileiras nas aulas de Educação Física: processos educativos com crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental | - |
Título: dc.title | Brazilian africanities in Physical Education classes: educational processes with children in the early years of Elementary School | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: