Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Dias, Rubens Alves | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Assis, Alice | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Giovanna Maria de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:29:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:29:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/259091 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259091 | - |
Descrição: dc.description | Pensando no desenvolvimento sustentável aplicado ao recorte da preservação dos recursos naturais, dada a urgência notória e já conhecida da temática, parte-se do pressuposto de que a população global deve estar engajada na resolução deste problema, uma vez que toda ela é atingida pelos impactos negativos já gerados pelo mau aproveitamento de tais recursos. Entretanto, a população permanece com aparente indiferença em relação ao assunto e parece não compreender sua magnitude. Este trabalho pretende buscar melhor entender uma das possíveis causas que impede boa parte da população de agir de acordo com as necessidades ambientais atuais a partir da ótica da abordagem sociointeracionista de Vygotsky vinculada ao movimento da educação CTS. Com isso, discutir como a contextualização do pensamento científico envolvido nas relações do consumo de água e energia elétrica pode contribuir com a preservação dos recursos naturais, por meio do entendimento correto das unidades de medida - unidades de medidas erradas conduzem a equívocos de apreciação dos fenômenos associados ao nexo água-energia. Assim, mostrar que, por meio de uma abordagem popular, torna-se possível causar um impacto significativo em prol da preservação do meio ambiente e de seus recursos naturais. | - |
Descrição: dc.description | Thinking about sustainable development applied to the preservation of natural resources, given the notorious and already known urgency of the issue, it is assumed that the global population must be engaged in resolving this problem, since all of it is affected by the impacts negative effects already generated by the poor use of such resources. However, the population remains apparently indifferent to the issue and does not seem to understand its magnitude. This work aims to better understand one of the possible causes that prevents a large part of the population from acting in accordance with current environmental needs from the perspective of Vygotsky's socio-interactionist approach linked to the STS education movement. With this, discuss how the contextualization of scientific thinking involved in the relations of water and electrical energy consumption can contribute to the preservation of natural resources, through the correct understanding of measurement units - wrong measurement units lead to mistakes in appreciating the phenomena associated with the water-energy nexus. Thus, showing that, through a popular approach, it is possible to make a significant impact in favor of preserving the environment and its natural resources. | - |
Descrição: dc.description | Outra | - |
Descrição: dc.description | COPE CONECTA: 02/2021 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Unidades de medida | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contextualização do ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vygotsky | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação CTS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Consumo de energia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento sustentável | - |
Palavras-chave: dc.subject | Units of measurement | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contextualization of teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | STS Education | - |
Título: dc.title | As unidades de medida do SI no contexto do nexo água-energia: um caminho para a alfabetização científica | - |
Título: dc.title | SI units of measurement in the context of the water-energy nexus: a path to scientific literacy | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: