
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Capela, Jorge Manuel Viera | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Capela, Marisa Veiga | - |
| Autor(es): dc.creator | Pereira, Gabriel Merlin | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:19:01Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:19:01Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-10 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/259089 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259089 | - |
| Descrição: dc.description | A educação desempenha um papel crucial na construção de uma sociedade justa e igualitária, sendo a formação de professores fundamental nesse processo. Este estudo investiga o interesse pela docência dos estudantes de Licenciatura em Química da UNESP, utilizando dados do questionário das Licenciaturas do ENADE nos anos de 2014, 2017 e 2021. Foram analisadas as questões 1, 2, 3, 4, 9, 10, 11 do questionário das Licenciaturas para identificar se os anos e os locais dos cursos têm influência no interesse pela docência dos estudantes. A metodologia inclui análise descritiva dos dados públicos do ENADE, técnicas estatísticas para revelar padrões e tendências que possam informar sobre o interesse pela docência dos alunos nos resultados desse trabalho e o teste qui-quadrado. | - |
| Descrição: dc.description | Education plays a crucial role in building a fair and egalitarian society, with teacher training being fundamental in this process. This study investigates the interest in teaching among Chemistry Degree students at UNESP, using data from the ENADE Degree questionnaire in the years 2014, 2017 and 2021. Questions 1, 2, 3, 4, 9, 10, 11 were analyzed. of the Degree questionnaire to identify whether the years and locations of the courses have an influence on students’ interest in teaching. The methodology includes descriptive analysis of public ENADE data, statistical techniques to reveal patterns and trends that can inform students' interest in teaching in the results of this work and the chi-square test. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Questionários | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Química | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Licenciatura | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estatística | - |
| Título: dc.title | Análise estatística do questionário das licenciaturas do nade: qual o interesse pela docência dos futuros licenciados em química | - |
| Título: dc.title | Statistical analysis of the Enade degree questionnaire: what is the interest in teaching among future chemistry graduates | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: